28 de março de 2024

Nota de falecimento – Padre Élio da Silva Athayde, C.Ss.R. retorna à Casa do Pai

12/05/2023 . Notícias da Diocese

“Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá” (João 11,25).

Com pesar, a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano comunica que faleceu, na manhã sexta-feira, 12 de maio de 2023, em Belo Horizonte (MG), o Padre Élio da Silva Athayde, C.Ss.R.

Natural de Congonhas (MG), Padre Élio nasceu em 10 de dezembro de 1935, e com apenas 12 anos de idade, iniciou seus estudos na Congregação Redentorista, sendo ordenado sacerdote em 29 de janeiro de 1961.

Como Missionário Redentorista, desenvolveu muitas missões, entre elas conosco, na Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, mais especificamente na Paróquia São Sebastião, em Coronel Fabriciano, onde Pe. Élio trabalhou em parceria com Dom Lelis Lara, C.Ss.R, durante 7 anos. O sacerdote foi Vigário Paroquial e Dom Lara, o Pároco. Quando Dom Lara foi eleito Bispo, Pe. Élio foi nomeado Pároco e exerceu o ofício durante 24 anos. Sacerdote bem dotado, bom músico, compositor, foi um grande comunicador.

Nós temos muito a dizer, mas vamos nos conter no agradecimento a Deus, por intercessão de Santo Afonso Maria de Ligório, fundador dos Redentoristas, Congregação à qual o Pe. Élio pertence. Enviado à nossa Diocese para servir à nossa Igreja Particular, Pe. Élio foi um sacerdote dedicado, criativo, cujo ministério foi marcado pelo zelo com a liturgia e a música sacra, onde nos deixou grandes contribuições. À Congregação Redentorista, aos seus familiares e amigos, nossa gratidão e orações!

Comunicamos que o velório do Pe. Élio será a partir das 16h desta sexta-feira, 12 de maio, no Salão Paroquial do Santuário São José, em Belo Horizonte, e a Missa de corpo presente será às 21h30, no referido Santuário. Na madrugada, haverá o translado do corpo para Juiz de Fora (MG), onde será realizado o velório na Igreja de Nossa Senhora da Glória, a partir das 8h do sábado, 13 de maio.

A Missa de Exéquias será celebrada às 8h30, seguida do sepultamento no Cemitério Redentorista “Passo da Ressurreição”, localizado ao lado do Cemitério da Glória.

Certos da ressurreição, mantemo-nos em oração pelo consolo de todos e pelo descanso merecido ao nosso querido Pe. Élio.

Dom Marco Aurélio Gubiotti
Bispo Diocesano de Itabira-Coronel Fabriciano