16 de setembro de 2024

27/08/2024 . Notícias da Diocese

*22/05/1929
+26/08/2024

“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai a Pai senão por mim!” (Jo 14,6)

A Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano comunica, com pesar, o falecimento do Ir. Maria Helena Vasconcelos Paiva, religiosa do Instituto das Irmãs da Beneficência Popular, ocorrido na noite do dia 26 de agosto 2024, segunda-feira.

Irmã Maria Helena Vasconcelos Paiva, nasceu aos 22 de maio 1929. Aos 19 anos ingressou no Instituto das Irmãs da Beneficência Popular. Professou seus votos aos 04 de agosto de 1950. Foi Diretora Geral por dois mandatos e Conselheira do Instituto, esteve em missão no interior de Sao Paulo, Rancharia, colaborou nas diversas pastorais em Alvinopolis, iniciando a Pastoral da Criança.
Fundou em Alvinopolis o Centro de Educação Infantil Irmã Helena, que atualmente atende 240 crianças, e uma Creche em Fonseca, Distrito de Alvinopolis. Colaborou na criação da APAE de Alvinópolis, na Casa de Apoio, hoje denominada CAPS, desenvolveu diversos projetos sociais de promoção e integração de crianças, adolescentes e mulheres, por exemplo, a horta comunitária, club de mães, bordadeira e projeto de cadeiras de palhas com os adolescentes. Esteve sempre a serviço dos mais vulneráveis.
Louvemos a Deus pelo seu testemunho de vida e amor ao próximo.

O velório já está acontecendo no Instituto das Irmãs da Beneficência Popular, em Alvinopolis e o sepultamento será as 17h, no cemitério local.

Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo diocesano, e todo o clero oferecem orações em sufrágio da Ir. Maria Helena Vasconcelos Paiva e solidariedade às relogiosas da Beneficência Popular e aos familiares da Ir. Helena.

A fé na ressurreição de Cristo, que nos garante a certeza de nossa ressurreição, conforte os que choram neste momento de separação e de dor.

Que o Senhor Ressuscitado, aquele que venceu a morte, a receba na glória da eternidade.
Dai-lhe Senhor o repouso eterno, e brilhe para ela a vossa luz.

Itabira, 27 de agosto de 2024.

Pe. Ueliton Neves da Silva
Assessor Diocesano de Comunicação