24 de abril de 2024

Nosso bispo diocesano celebra 10 anos de ministério episcopal

29/05/2023 . Notícias da Diocese

Nosso bispo diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti celebrou seu aniversário de 10 anos de ordenação episcopal no dia 26 de maio.   A importante data contou com duas celebrações, ambas presididas pelo aniversariante: uma no dia 26, na Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário, em Itabira, e outra no dia 27 na Igreja Matriz da Paróquia Senhor do Bonfim, em Ipatinga.

A celebração eucarística do dia 26 de maio, na Catedral Diocesana, que teve início às 19h, contou com a presença dos clérigos e fiéis leigos e leigas das regiões pastorais 1 e 2. A homilia foi proferida por Dom Darci José Nicioli, arcebispo da Arquidiocese de Diamantina e amigo pessoal de Dom Marco Aurélio. Ainda se fizeram presentes autoridades civis e militares e representantes e algumas instituições itabiranas. Ao final da missa, o bispo foi homenageado por algumas pessoas, recebendo alguns presentes. Dirigindo-se a todos, o bispo manifestou a alegria de estar celebrando esta tão importante data e agradeceu a todos pela presença e apoio ao longo dos seus 10 anos de bispo.

No dia 27 de maio o bispo celebrou a santa missa na Igreja Matriz da Paróquia Senhor do Bonfim, em Ipatinga. Tendo sido acolhido pelo Pe. Fernando dos Santos Andrade, pároco, o bispo abençoou e aspergiu os muitos fiéis leigos e leigas da região pastoral 3 que estavam reunidos para a celebração desta grande festa. Com a presença dos clérigos da terceira região pastoral, a missa contou com a presença de Dom Odilon Guimarães Moreira, quem proferiu a homilia.

Importante destacar no itinerário do episcopado de Dom Marco Aurélio seu esmero pastoral, proximidade e amizade com o clero, atitude de cuidado e zelo pelo Povo de Deus e amor pelas vocações. Com seu jeito simples, vindo das terras do Menino da Porteira, logo encontrou lugar nos lares e nos corações de nosso povo da nossa diocese de Itabira-Coronel Fabriciano. Em nenhum momento mediu esforços para ser presença afetiva e efetiva junto do seu povo, principalmente ressaltando a necessidade de assistir aos mais vulneráveis, estando junto nas alegrias e nas tristezas.

“Pela graça de Deus” foi o lema escolhido para a vivência de seu ministério episcopal, com a consciência de que em nossa vida tudo é graça e é Deus quem nos conduz. Tem deixado se guiar pela graça do Senhor, renovando, na missão, a sua configuração ministerial ao Cristo, o Bom Pastor, levando a todo o Povo de Deus a viver a dimensão missionária e evangelizadora num caminho sinodal.

Dom Marco Aurélio é um servidor entre os irmãos e irmãs, promovendo e fortalecendo os laços de Fraternidade, Justiça e Paz, em vista de um mundo novo. Como nos diz Santo Agostinho: “Para vós sou bispo, convosco sou irmão”. Movido pelo amor de Jesus Cristo, seu ministério e serviço episcopal são marcados sempre pela Alegria do Evangelho.

A dedicação de Dom Marco Aurélio a Igreja manifestada no serviço-doação, na simplicidade, são atributos de um bispo que se coloca como servo e homem do Espirito Santo. Especialmente sua alegria de anunciar o Evangelho, com a vida de um jeito tão autêntico, de uma forma bonita de proximidade, amizade e admiração que tem atraído a todos, desde crianças aos mais idosos.

Somos verdadeiramente gratos pela sua presença amiga e paterna em nossa Igreja Particular, nos proporcionando dar continuidade a nossa caminhada missionária sob a graça do seu pastoreio. Obrigado, Dom Marco Aurélio, pelo seu Sim e pela sua presença paterna e amiga no meio de nós.

Parabéns, Dom Marco Aurélio. Que Nossa Senhora Aparecida continue a auxiliá-lo no pastoreio de nossa querida e amada Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano.

Fotos da Santa Missa Realizada em Itabira

Fotos da Santa Missa Realizada em Ipatinga

Fotos da recepção Realizada em Ipatinga

Pe. Ueliton Neves da Silva
Assessor Diocesano de Comunicação

Trajetória de Dom Marco Aurélio Gubiotti

Dom Marco Aurélio Gubiotti nasceu aos 21 dias do mês de outubro de 1963, em Ouro Fino/MG, filho de Benedito Gubiotti e Natalina Gubiotti.

Cursou filosofia no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre, e a teologia no Instituto Teológico SCJ, em Taubaté (SP).

Foi ordenado diácono aos 19 dias do mês de dezembro de 1987, na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Gonçalves/MG. Sua ordenação presbiteral foi celebrada no dia 14 de janeiro de 1989, na Paróquia São Francisco de Paula, em Ouro Fino.

De 1989 a 1991, foi Vigário Paroquial na Paróquia São Caetano, em Brasópolis/MG; em 1992, Vigário Paroquial, Paróquia Santo Antônio, em Jacutinga/MG; de 1993 a 1996, foi Pároco na Paróquia Santo Antônio, em Jacutinga/MG; de 2000 a 2005 foi Formador da Comunidade Teológica do Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre e Diretor do ITISJ (Instituto Teológico Interdiocesano São José); de 2000 a 2005 realizou diversos trabalhos pastorais nas paróquias Nossa Senhora Aparecida, em Tocos do Mogi/MG, São João Batista e São Cristóvão, em Pouso Alegre; de 2000 a 2013 foi professor na área de Sagrada Escritura do Curso de Teologia, no Instituto Teológico Interdiocesano São José e na FACAPA (Faculdade Católica de Pouso Alegre); de 2006 a 2009 foi Diretor Geral da FACAPA e Administrador Paroquial da Paróquia São Sebastião, em São Sebastião da Bela Vista/MG; de Fevereiro a agosto de 2010: foi Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santa Rita do Sapucaí/MG; de Setembro de 2010 a maio de 2013 foi Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre.

Aos 21 dias do mês de fevereiro de 2013 foi nomeado Bispo de Itabira-Coronel Fabriciano, por Sua Santidade, o Papa Bento XVI e escolheu por lema o texto paulino, “Pela graça de Deus” (1 Cor 15,10). Sua ordenação episcopal se deu no dia 26 de maio do mesmo ano, em Ouro Fino/MG e sua posse canônica como 5º Bispo Diocesano da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano se deu no dia 16 de junho de 2013.