17 de maio de 2024

Na Festa da Divina Misericórdia, Paróquia São Geraldo Celebra Páscoa com os Enfermos e Idosos

25/04/2022 . Notícias da Diocese

No 2º Domingo da Páscoa e dia da Festa da Divina Misericórdia a Comunidade Nossa senhora Aparecida da Paróquia São Geraldo Magela em Ipatinga, acolheu a Santa Missa da Páscoa com os enfermos e idosos. A Eucaristia presidida pelo pároco, Pe. Aloísio Vieira, contou com a liturgia paroquial.

Com inicio às 16h a celebração Eucarística contou com a participação de enfermos e idosos que mesmo sem poderem se locomoverem sozinhos, foram conduzidos até a igreja por familiares e amigos. Lembrando a frase do Papa Francisco que diz que: “os idosos são uma riqueza, de forma que não podem serem ignorados.”

Por sua vez em sua homilia o Pe. Aloísio saldou os idosos que sempre frequentaram a igreja mas por conta da idade ou da saúde afastaram-se das celebrações das missas passando a acompanhá-las pela rádio ou pelas mídias sociais e canais de tv.

Ele lembrou que “o momento da enfermidade é sempre um período de fragilidade e, muitas vezes, de solidão em que a pessoa faz a dolorosa experiência da sua incapacidade, dos seus limites e também da finitude da vida. Sozinho em casa, o enfermo, muitas vezes, passa dias e noites sem receber uma única visita, tendo apenas como companhia a televisão, o rádio, o computador ou ainda o celular. Entretanto, prosseguiu, a misericórdia não se realiza com palavras bonitas ou frases de efeito, ela é concreta e precisa ser exercitada. Nenhum equipamento eletrônico substitui um sorriso que devolve a alegria, um abraço que conforta, uma palavra que tranquiliza, uma oração que aumenta a fé, um olhar que dá esperança, um ouvido que escuta as dores e os medos. Eis o motivo dessa celebração pascal dentro da festa da divina misericórdia”.

Finalizando sua reflexão, Pe. Aloisio Viera destacou ainda a importância do Sacramento da Unção dos enfermos: “hoje celebramos o profundo sinal do amor de Deus através do sacramento da unção e essa unção não é somente para quando as pessoas estão moribundas mas ela é tão importante porque é o sacramento da cura física e da cura espiritual”, disse. Logo em seguida houve a imposição da fronte e nas mãos dos idosos e enfermos presentes.

Fotos e fonte: Maria de Lourdes Messias