No último sábado, 28 de junho, na comunidade São Jorge, Paróquia Cristo Redentor, em Ipatinga, foi realizado 2º Encontro Diocesano das Mães que Oram pelos Filhos, um momento marcado por oração, aprendizado e partilha. O encontro que começou às 10h com um acolhimento caloroso e a santa missa presidida pelo diretor espiritual diocesano e da província de Mariana, Pe. Ueliton Neves da Silva, reuniu mães de diversas paróquias de nossa Diocese, além de coordenadoras e lideranças do movimento, contando ainda com a coordenadora Estadual Raquel Bassoto e a coordenadora diocesana Graça Fonseca.
Em sua homilia, Pe. Ueliton destacou a importância da oração materna na construção de famílias mais fortes e da confiança na intercessão de Maria, Mãe que nunca abandona seus filhos. Mães que rezam pelos filhos, para vê-los de pé, precisam também rezar umas pelas outras, para que, fortalecidas pela oração, mantenham-se firmes na fé na santificação da família e do lar. Pediu que fossem lembradas sempre nas orações as mães idosas, enfermas e as abandonadas. Destacou ainda que o movimento precisa ser não só de oração, mas um movimento missionário.
A programação foi especialmente preparada para fortalecer a fé e a missão das mães intercessoras. Um dos momentos mais emocionantes do encontro foi a entronização da imagem de Nossa Senhora de La Salette, símbolo de esperança e consolo para todas as famílias.
O encontro contou com três palestras enriquecedoras, que abordaram temas fundamentais para a caminhada espiritual e pessoal das mães: autoconhecimento (Raquel Bassoto), cura e reconciliação (Pe. Ueliton Neves), e o tema provocador “filhas da vaidade” (Ivaneyde Carvalho), que convidou à reflexão sobre o verdadeiro valor da vida cristã.
O Encontro reforçou a importância da oração e da comunhão entre as mães, que, unidas pela fé, seguem sua missão de intercessão pelos filhos e pelas famílias.
O Carisma do movimento das mães que oram pelos filhos existe como uma grande ferramenta que Deus, mediante seu espírito, suscita na Igreja para levantar um exército de mães que oram. Neste sentido, o carisma do Movimento é restauração das famílias pelo poder da oração de intercessão, a partir do tripé obediência, humildade e unidade.
Agradecemos a excelente acolhida do Padre Christol, pároco da paróquia acolhedora, e toda a paróquia. Agradecemos ainda a colaboração e união das mães na organização e a todas que participaram.