07 de maio de 2024

Missas no dia de Finados são celebradas nos Cemitérios de Itabira

04/11/2022 . Notícias da Diocese

Nós cremos na vida eterna!

Durante todo o dia de Finados, quarta-feira, dia 02 de novembro, fieis de diversos lugares foram até ao Cemitério da Paz, em Itabira, para as celebrações em memória dos fieis defuntos. A primeira missa, às 07h, foi presidida pelo Pe. Ueliton Neves da Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha e Coordenador de Pastoral da Região 1. Dom Marco Aurélio Gubiotti, nosso bispo diocesano, presidiu a missa das 09h. Em sua reflexão disse que somos chamados a trazer na memória as lembranças daqueles que não mais estão entre nós. É dia de saúde e de renovação da esperança, pois somos cidadãos do céu.  Destacou a liturgia da santa missa dizendo que “o justo é aquele que confia inteiramente em Deus” e concluiu dizendo: “celebrar os nossos irmãos falecidos é reafirmar nossa fé no Deus vivente como peregrinos no mundo que caminha em comunhão com Ele”.

Às 11h, o Pe. Marianus Frederikus Gati CICM, pároco da Paróquia Santo Antônio, presidiu a terceira missa do dia. Às 14h a quarta missa foi presidida pelo Pe. José Marcelino de Magalhães Filho, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade e às 16h a quinta e última missa foi presidida pelo Pe. Hideraldo Veríssimo Vieira, administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Todas as missas foram celebradas no estacionamento do Cemitério, com estrutura com tendas e cadeiras para acolher bem todos os fieis. Apesar do tempo nublado pela manhã e chuvoso a tarde, todas as missas contaram com uma expressiva participação dos fieis que foram rezar e homenagear seus entes queridos (amigos e familiares) apresentando flores e acendendo velas.

Neste dia também, às 09h30, o Pe. Paulo Marcony Duarte Simões presidiu, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, presidiu a santa missa em sufrágio dos fieis defuntos no Cemitério do Cruzeiro.

Pe. Ueliton Neves da Silva

Assessor Diocesano de Comunicação

Confira algumas fotos destas celebrações: