07 de maio de 2024

Ministros da Palavra se reúnem para estudar a Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium

28/03/2023 . Notícias da Diocese

A Comissão de Liturgia da Diocese de Itabira/Fabriciano promoveu um estudo on-line para ministros da palavra sobre a Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium. O encontro teve como objetivo fornecer informações essenciais para o exercício da missão dos celebrantes leigos, além de promover a vida litúrgica na Diocese e nas comunidades de cada Paróquia.

A formação foi conduzida por Éder Costa, Coordenador Diocesano do Ministério da Palavra. O  encontro contou também com o apoio fundamental das Secretarias de todas as regionais e a participação especial da Irmã Sílvia, secretária da Regional 1. A religiosa organizou toda a reunião, permitindo o bom andamento da formação on-line.

A Constituição Sacrosanctum Concilium é uma importante referência para a reflexão bíblica e teológica sobre a liturgia. O movimento litúrgico pré-conciliar serviu como um ventre materno para gerar o dinamismo das celebrações e plasmar a certeza de que a liturgia não é uma cerimônia ou espetáculo teatral, mas um meio especial de encontro com a Trindade.

O encontro de formação on-line faz parte de um cronograma de palestras para o ano 2023 e tem como objetivo oferecer informações relevantes para a missão de ministros da palavra e da eucaristia. O evento aconteceu na plataforma de internet Teams, permitindo que pessoas de várias cidades pudessem participar. A interação direta com perguntas no vídeo ou pelo chat ofereceu um ambiente favorável para a troca de ideias e aprofundamento do conhecimento.

A formação on-line para ministros da palavra sobre a Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium foi um sucesso, reunindo mais de 120 participantes na sala virtual. A palestra ofereceu informações relevantes para a promoção da vida litúrgica em todas as comunidades. A iniciativa da Comissão de Liturgia demonstra o seu compromisso com a formação contínua dos ministros da palavra de nossa Diocese.