25 de abril de 2024

Ministros da Palavra e da Eucaristia recebem formação sobre “Estudo 114 da CNBB” na Região Pastoral III

09/05/2022 . Notícias da Diocese

Com o tema “E a Palavra habitou entre nós” (Jo 1, 14), aconteceu no último sábado, 7 de maio, no Salão Paroquial da Paróquia Cristo Libertador no bairro Canaã, em Ipatinga, uma formação litúrgica para os coordenadores paroquiais dos Ministérios da Eucaristia e da Palavra da Região Pastoral III.

Organizado pela Comissão Diocesana de Formação Litúrgica, o estudo foi conduzido pelo Diácono José Geraldo de Oliveira, Assessor Diocesano dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e dos Ministros da Palavra e por Éder Pereira da Costa, Coordenador Diocesano dos Ministros da Palavra. Os trabalhos se iniciaram às 8h e foram concluídos por volta das 16h. Com grande participação das paróquias, que enviaram representantes em sua maioria.

A apresentação do Estudo 114 da CNBB despertou a atenção de todos e promoveu uma rica apresentação das realidades e desafios de cada uma das paróquias ali representadas. Das 23 paróquias da Região Pastoral, 19 marcaram presença.

Na parte da manhã, os participantes receberam uma síntese de todo o conteúdo do Estudo 114 com foco na Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias. A parábola do semeador (Mt 13, 1-9) foi o fio condutor de todos os capítulos apresentados.

Após um delicioso almoço, preparado pela equipe de apoio da paróquia que nos acolheu, os ministros participantes reuniram-se em grupos para debater e responder questões referentes ao estudo. Logo em seguida, em plenária, foram apresentados os desafios e as ações necessárias para superá-los nas diversas paróquias e comunidades do regional III.

Em clima de confraternização, o grupo se despediu com o firme propósito de multiplicar o Estudo em suas Paróquias e comunidades.

Diácono José Geraldo de Oliveira
Eder Pereira Costa