Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

16 de maio de 2021

Jubileu de Prata Sacerdotal: Padre Wilner Pierre, CICM (1996-2021)

21/04/2021 . Notícias da Diocese

Uma vida dedicada à evangelização e difusão do amor de Deus como missionário em vários países e terras de missão. Assim é Padre Wilner Pierre, CICM, que completa, nesta quarta-feira, 21 de abril, 25 anos de Ordenação Presbiteral.

Filho de Syméon Arnold Pierre e Rose Simone Odília Etienne, Wilner Pierre nasceu no dia 23 de fevereiro de 1962, em Zaire, hoje, República Democrática do Congo, continente Africano. Sua vocação à vida religiosa e ao ministério ordenado foi um chamado que ocorreu na sua juventude. Com 26 anos, entrou para o Seminário da Congregação do Imaculado Coração de Maria. Segundo o padre, o seu ambiente familiar, criado no meio de 8 irmãos – sendo sete mulheres e dois homens – sempre foi religioso e de muita fé, e testemunha que foi graças a este ambiente que nasceu a sua vocação.

Depois de estudar Teologia, no México, participou de momentos de formação permanente nos Estados Unidos (CTU-Chicago). Foi enviado para a República Democrática do Congo, na África, como missionário e ali, em sua primeira terra de missão, recebeu o segundo grau do Sacramento da Ordem, o presbiterado, em 21 de abril de 1996. Nesta região trabalhou com obras humanitárias, como pároco, como formador do Seminário, como diretor do Centro de Espiritualidade e como professor de desenvolvimento e crescimento humano para a vida consagrada. Veio para o Brasil em 1º de agosto 2013. No Brasil atuou como secretário provincial da Congregação assim como também nas paróquias de Santo Agostinho e Nossa Senhora de Fátima, na Diocese de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.

Seu primeiro contato missionário em terras mineiras (BH e Itabira) foi em 02 de janeiro 2021 quando participou de uma reunião com o bispo diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti e ali recebeu a missão de ser pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Santa Maria de Itabira e administrador paroquial da Paróquia São Sebastião, em São Sebastião do Rio Preto.

Na solenidade da Epifania do Senhor, 03 de janeiro de 2021, às 09 horas, com a participação do padre Marcio F. Martins, provincial da CICM, padre Daniel e outros, foi celebrada a missa de apresentação do Padre Wilner Pierre à comunidade santa-mariense e despedida do Padre Ednei Barros (CR), Diácono Gustavo Alves e seminarista Júlio César Santos que estavam atendendo pastoralmente as Paróquias Nossa Senhora do Rosário, em Santa Maria de Itabira e São Sebastião, em São Sebastião do Rio Preto.

No domingo, 24 de janeiro, às 09 horas, Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo diocesano, presidiu a santa missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, na qual deu posse ao Padre Pierre como Pároco. Concelebraram os padres Adriano Mendes de Pinho, Márcio F. Martins (provincial da CICM), Daniel Rillela Orpila, Dominique Ntenda, Jean Baptiste, Cláudio e Noel. Também participaram os irmãos de congregação: Firmino, Patrick, Arman Billi, o Diácono Permanente Luciano dos Santos Rodrigues, a Irmã Silvia Batista (Secretária da Região Pastoral 1). Padre Adriano, notário da Cúria Diocesana, no início da celebração eucarística fez a leitura da Provisão de Nomeação de pároco do Padre Wilner Pierre e este, em seguida, diante do Altar, fez a profissão de fé e o juramento de fidelidade. Devido a pandemia do Coronavírus, a participação presencial dos fieis foi limitada. Uma delegação da cidade de São Sebastião do Rio Preto chefiada pelo prefeito, Sebastião Quintão, também estava presente, além de amigos vindos do Rio de Janeiro e representantes e lideranças de pastorais das 27 comunidades pertencentes à Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Na noite chuvosa de quinta-feira, 18 de fevereiro, às 19 horas, Padre Ueliton Neves da Silva, Vigário Episcopal da Região Pastoral 1, deu posse ao Padre Wilner Pierre como Administrador Paroquial da Paróquia São Sebastião, no município de São Sebastião do Rio Preto. A celebração foi assistida pelo Diácono Permanente Luciano dos Santos Rodrigues e contou com a presença de alguns amigos de Santa Maria de Itabira e paroquianos de São Sebastião. Devido a pandemia a participação foi limitada. Ao final da celebração foi lida a Ata de Posse que foi assinada pelo Padre Ueliton, Padre Wilner Pierre, Diácono Luciano e dois representantes da Paróquia de São Sebastião.

Com uma vida totalmente consagrada ao trabalho missionário e a grande experiência adquirida durante os 25 anos de sacerdócio, a serviço do povo de Deus, Padre Pierre muito tem se dedicado para realizar um trabalho diferenciado nas paróquias que lhe foram confiadas, tentando entender a cultura do povo (muito diferente da sua), o modo de pensar, de falar e viver o cotidiano do povo mineiro. E isso tudo em meio a uma pandemia mundial, aprendendo a sobreviver com otimismo e lidar com fé e esperança com as consequências de uma enchente sem precedentes na história de Santa Maria que aconteceu na madrugada de 21 de fevereiro, onde 6 moradores perderam a vida (menos de um mês de sua posse). Mas Deus providenciou para que tivesse uma força extraordinária para ajudar seu povo e colaborar: abrir as portas do templo para servir de hospital de campanha, num primeiro momento; acolher os voluntários da Cruz Vermelha na casa paroquial durante uma semana; pedir ajuda para o necessário; ajudar os atingidos no centro da cidade e nas comunidades rurais; acolher os desabrigados e desalojados nas salas de catequese e salão paroquial, além de levar alento e conforto às famílias enlutadas. Com fé e esperança foi testemunha da grande cadeia de generosidade e solidariedade do povo mineiro, sendo um fiel mensageiro da Palavra de Deus, neste momento que o povo tanto necessita.

Devido ao exposto acima, a comemoração do seu jubileu de prata sacerdotal foi transferida para 15 de agosto, solenidade da Assunção de Nossa Senhora, na esperança de que, superadas todas as dificuldades, encontrar-se será uma alegria imensa.

Nesse dia rendemos graças a Deus pela vida e pela missão realizada pelo Padre Pierre nesses 25 anos. Que Deus lhe dê sempre muita força, saúde e coragem para que possa continuar sua missão com a generosidade e com desprendimento que possui, acolhendo, sobretudo, a juventude e seus desafios.

Felicidades, Pe. Wilner Pierre.