Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

12 de julho de 2025

Jovens representam a Diocese em Encontro do Setor Juventude do Regional Leste 2 

24/06/2025 . Notícias da Diocese

Entre os dias 20 a 22 de junho de 2025, os representantes da Diocese de Itabira/Cel. Fabriciano, Luis Felipe (R2) e Júlia Marques (R3), juntamente com demais representantes de lideranças juvenis das dioceses do Regional Leste 2, foram acolhidos no Recanto São José, em Belo Horizonte, para o Encontro do Setor Juventude, organizado pela Comissão para a Juventude da CNBB.

Durante o encontro, fez-se presente um ambiente de partilha e formação para os líderes de jovens, além da presença destes, também contou com a participação de padres, religiosos e o bispo referencial para a juventude: Dom José Eudes Campos do Nascimento responsável pela Comissão da Juventude no Regional Leste 2.

Primeiramente contando com a palestra ministrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Edimar José da Silva, com o tema: Jubileu e Juventude. A fala contemplou, além da explicação sobre o que é o jubileu, o significado da esperança e qual é a esperança que não decepciona, a relação entre esperança e sentido da vida, assim como nos instruiu com orientações práticas para a celebração do Ano da Esperança entre as juventudes.

Outro tema apresentado foi sobre o Projeto Cuidar da Vida, idealizado pela Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, uma iniciativa de capacitação voltada à prevenção do suicídio entre adolescentes e jovens. Foi um momento singular de conscientização sobre a importância do cuidado e da atenção à parte psicológica da juventude de hoje, além de uma proposta de combater a alarmante taxa de suicídio, que é a segunda maior causa de morte entre jovens, segundo dados da OMS.

Durante todo o momento do encontro, os jovens foram banhados de informações, formações, partilhas, além de momentos de espiritualidade, oração e animação.

Em um último momento, visando edificar e concretizar tudo o que foi ministrado durante o encontro, os jovens saíram com o compromisso de fazer a diferença nas juventudes e implantar o Projeto Cuidar da Vida em nossa vivência comunitária, nas esferas de lideranças provinciais, diocesanas, regionais, paroquiais e comunidades.