28 de março de 2024

Jovens da Paróquia Nossa Senhora da Penha de Itabira são confirmados na fé

02/06/2021 . Notícias da Diocese

Na manhã do último domingo, dia 30 de maio, Solenidade da Santíssima Trindade, Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo diocesano, conferiu o Sacramento da Crisma a 108 jovens da Paróquia Nossa Senhora da Penha. A Santa Missa, que teve início às 10h, teve por concelebrantes Pe. Ueliton Neves, pároco e vigário episcopal, e do Pe. Edson, vigário paroquial. Devido a situação de pandemia que nos encontramos e com a participação limitada dos fiéis na assembleia, a Missa contou com a presença somente dos crismandos(as) e dos seus respectivos padrinhos e madrinhas, tendo sido transmitida pelas redes sociais para os impossibilitados de estarem presencialmente.

Em sua reflexão, Dom Marco Aurélio destacou que o crismado deve estar consciente do seu lugar na Igreja, comunidade eclesial, e do seu dever de testemunhar o Cristo sendo sal da terra e luz do mundo. E completando disse: renovar a nossa fé e ungir os jovens é um chamado a ser discípulo missionário, e esse chamado se faz através do Espirito Santo do qual recebemos esse apostolado.

Após a homilia, Dom Marco seguiu a cerimônia com o rito da crisma com a renovação das promessas batismais e, auxiliado pelo Pe. Ueliton, cada qual em seu devido lugar, foi ungido na fronte com o óleo do Crisma.

A presença do bispo diocesano neste momento importante permite estar mais próximo e vem confirmar o trabalho de evangelização realizado na comunidade nossa comunidade paroquial. No Sacramento está envolto por dois grandes elementos: o de configurar o jovem a Cristo e a pertença à Igreja.

É no Sacramento da Crisma que acontece, de fato, a decisão pelo seguimento à Cristo. Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Espírito de Deus, sob o sinal da imposição das mãos e da unção com o óleo do Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder de Deus com palavras e atos.

No Batismo, já recebemos o Espírito Santo, mas a Crisma aperfeiçoa a graça batismal no sentido de torná-la “madura”, plenamente desenvolvida. O Sacramento da Crisma é o que leva esta vida na Graça, recebida no Batismo, à sua maturidade, inicia. Na Crisma, o Espírito que nos tinha sido dado como vida, nos é dado como força divina, que nos dá a capacidade de testemunhar Jesus, de anunciar o Evangelho e assumir ativamente nosso lugar na comunidade eclesial. Por isso se diz que a Crisma confirma o Batismo.

Ao final da celebração, Pe. Ueliton Neves agradeceu o empenho e dedicação de cada catequista na caminhada missionária e evangelizadora da paróquia, assim como também a todos os envolvidos para o bom êxito da celebração, destacando a atuação da Pastoral da Comunicação (PASCOM), Brigadistas e equipe de Liturgia.

Na ocasião, agradecemos a Deus o dom da vida e do ministério episcopal de nosso pastor diocesano que no último dia 26 celebrou 8 anos de ordenação episcopal. Em nome de toda a Paróquia Nossa Senhora da Penha, a coordenadora paroquial da catequese, Márcia Alves, dirigiu algumas palavras a Dom Marco que, logo após, recebeu das mãos do Pe. Ueliton uma pequena lembrança.