04 de maio de 2024

Ipatinga sedia abertura regional da Campanha da Fraternidade no próximo domingo

22/02/2023 . Notícias da Diocese

A Campanha da Fraternidade de 2023 tem como tema central de reflexão o combate à fome no Brasil, com o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14, 16). No próximo domingo (26), lideranças, agentes de pastorais, movimentos e organismos estão convidados a participar da abertura da CF 2023, que acontece a partir das 7h30, na paróquia São Geraldo do Bairro Bom Jardim, em Ipatinga. A expectativa da organização é que a participação do público chegue a duas mil pessoas, que devem levar canecas e cartazes alusivos à Campanha.

A primeira atividade do dia será um café da manhã servido às caravanas vindas das 23 paróquias da Região Pastoral III da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, na comunidade Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rua Papoula, nº 530, no próprio Bom Jardim.

A programação ainda será completada ainda com a abertura oficial do evento às 8h30, seguida de uma pequena caminhada até a Matriz São Geraldo, que fica na Avenida das Flores, ainda no mesmo bairro, onde, às 9h, será promovida uma mesa temática sobre a Campanha da Fraternidade, e às 10h, será celebrada a Missa de encerramento.

A Diocese de Itabira-Fabriciano também promoverá dois outros eventos simultâneos e relativos à Campanha da Fraternidade de 2023 em sua área de atuação pastoral. Na Região Pastoral II, também a partir das 7h30, o encontro está marcado para a Escola Estadual José Modesto de Ávila, no bairro Maria Marcelina de Jesus, município de Bela Vista de Minas. Já na Região Pastoral I, a programação será vespertina, começando às 13h, na Igreja São João Batista, no João XXIII, em Itabira.

Pela terceira vez, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) traz a fome como tema de reflexão durante a quaresma – período entre o carnaval e a Páscoa. De acordo com a CNBB, “a emergência sobre o assunto” foi o que motivou a escolha.

Texto: Peterson Machado