27 de julho de 2024

Funcesi realiza painel em homenagem ao centenário de Dom Mário Teixeira Gurgel

08/10/2021 . Notícias da Diocese

Na última quarta-feira (6/10), a Funcesi (Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira) inaugurou um painel em homenagem ao centenário de Dom Mário Teixeira Gurgel. O painel foi criado pelo artista itabirano Genin Guerra.

A Funcesi foi criada em 5 de outubro de 1993 e tem como Instituidores a Prefeitura Municipal de Itabira, a Câmara Municipal de Itabira, a Vale e a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano. A Funcesi é uma Instituição comunitária e regional, reconhecida pelo Governo Federal. O saudoso Dom Mário foi um dos responsáveis pela criação da instituição.

O bispo diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, esteve presente no evento e em sua fala ao público destacou que:

Dom Mário se identificou com Itabira e serviu a Igreja por 25 anos. Apesar das inevitáveis limitações não mediu esforços e, mesmo depois de bispo emérito, ainda fez muito por este município e por esta Igreja Diocesana. Com um sentimento de gratidão celebramos o seu centenário de nascimento. Como Jesus veio para servir, assim Dom Mário assumiu a presidência da Funcesi, fazendo que este ambiente educativo fosse permeado do espírito evangélico – caridade, tolerância, bondade e liberdade”.

Na oportunidade a Companhia Itabirana de Teatho realizou uma apresentação contando um pouco da vida de Dom Mário Teixeira Gurgel, o espetáculo foi inspirado no livro “Só Rindo”, publicado por Dom Mário em 2004.

Fotos: Rayane Dionísio (Pascom)