27 de abril de 2024

Formação para Secretárias das Paróquias da Região Pastoral 2

24/02/2022 . Notícias da Diocese

É através da secretaria paroquial que muitas vezes acontece o primeiro contato de um fiel com a comunidade local. Por esta razão, a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, veem se dedicando no aprimoramento do atendimento nas paróquias, através de formação dos colaboradores paroquiais, a fim de que as secretarias paroquiais se tornem ambiente de acolhida fraterna.

Depois da formação da Região Pastoral III (01/02) e I (15/02), realizou-se no último dia 22 de fevereiro na Arpas em João Monlevade (MG), a formação para as secretárias(os) da Região Pastoral II, concluindo assim um primeiro momento de um processo contínuo de formação dos colaboradores das 52 paróquias que compõe nossa Igreja Particular.

A formação foi assessorada pelo Pe. Efferson Dionísio Ramos Andrade – Vigário Judicial e pelo Pe. Adriano Mendes de Pinho – Chanceler e Moderador da Cúria Diocesana. A formação contou também com a participação das colaboradoras da Cúria e da Câmara Eclesiástica, Pe. Marco José de Almeida – Coordenador de Pastoral da Região Pastoral II, Pe. Gustavo Alves da Silva – Presidente da Cáritas Diocesana, Pe. Arlindo Coura – Pároco da Paróquia São José em São José Goiabal, Diác. Geraldo Evangelista de Araújo e do Secretariado Regional e Diocesano.

Foi tratado assuntos relacionados ao sacramento do matrimônio, orientações para emissão de certidões e pesquisas nos arquivos paroquiais e diocesano, com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Percebe-se que a secretaria paroquial representa a cultura do encontro que a Igreja propõe, pois antes de local para informações e atendimento burocrático deve ser um local de acolhida. As secretárias e secretários são um “cartão de visita” da Igreja.

Fotos: Emana