08 de maio de 2024

Formação do Clero da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano

18/03/2021 . Notícias da Diocese

O Novo Diretório para a Catequese

A formação do clero, 1º semestre de 2021, aconteceu nos dias 16 e 17 de março. O tema da formação foi o aprofundamento sobre o Novo Diretório para a Catequese. Seguindo as exigências de distanciamento, uma vez que não era possível a formação presencial, ela foi realizada na Plataforma Microsoft Teams.

No dia 16, das 9h às 11h30 foi apresentado a Introdução ao Diretório pelas assessoras Lucimara e Marlene. Logo em seguida, Pe. Jean Poul desenvolveu o tema: “A revelação e sua transmissão” e “A Identidade da Catequese, retirados dos capítulos I e II do Diretório para a Catequese”. Na parte da tarde, das 14h as 16h30, Pe. Vanildo apresentou o tema: “Iniciação à vida cristã no Diretório para a Catequese”.

No dia 17, das 9h às 11h30, Marlene Maria Silva explanou os Capítulos III e IV dedicados ao catequista e sua formação. Na parte da tarde, das 14h as 16h, Lucimara Trevizan expôs o tema: “A Catequese diante dos cenários culturais contemporâneos” e “A serviço da inculturação da fé”, compreendidos nos capítulos X e XI do Diretório para a catequese.

Todos os momentos foram iniciados com oração e no fim debates, perguntas e reflexões pertinentes ao tema. Mesmo em uma plataforma digital, a formação foi muito produtiva e dinâmica.

A formação foi encerrada com a oração do Papa Francisco a São José:

Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai
também para nós e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amém!

Pe. Márcio Rodrigo Mota