02 de maio de 2024

Exercer o Serviço de Ensinar, Santificar e Governar

10/02/2023 . Notícias da Diocese

Na noite da última quarta-feira, dia 08 de fevereiro de 2023, foi realizado o rito de Posse Canônica do novo pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Catedral Diocesana, Pe. Adriano Mendes de Pinho, e apresentação do Vigário Paroquial, Pe. Francis Regis.

A Liturgia foi presidida por Dom Marco Aurélio Gubiotti, e concelebrada pelos padres Pascifal, Vigário Geral da Diocese, Efferson, Cerimoniário do Bispo, Márcio Motta, Coordenador Diocesano de Pastoral, Ueliton Neves, Coordenador de Pastoral da Região Pastoral 1, Pe. Júlio Martin, Pároco da Paróquia Bom Jesus, Pe. Jorge, Colaborador Paroquial na paróquia Bom jesus, Pe. Gustavo, presidente da Cáritas Diocesana, Pe.Marianus,CICM, Pároco da Paróquia Santo Antônio em Itabira e Pe. Marcelino, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade em Itabira, além dos Padres Adriano e Francis.

Em sua homilia, Dom Marco Aurélio,voltando-se para os Pe. Adriano e Francis, disse que na caminhada da Igreja, cada um de nós tem sua tarefa própria e que os ministros consagrados são chamados para uma triplíce missão: Ensinar, Santificar e Governar.

“O Ofício de Ensinar, se trata de anunciar a palavra de Deus é o compromisso de não ensinar uma palavra sua, uma opnião própria a respeito do evangelho, da doutrina católica, assim como rezam em sua profissão de fé e juramento de fidelidade ao assumir a função de pároco.

O Ofício de Santificar. Quem realiza da obra da santificação da Igreja, é o Espírito Santo de Deus. Mas Jesus entrega para a Igreja dons e graças muitos especiais, os quais chamamos de Sacramentos, sinais santos.{…} Nossa missão é ofertar ao povo de Deus, segundo a sua necessidade, estes sacramentos que auxiliam a vivermos como povo santo e escolhido pelo Senhor.

O Ofício de Governar, que é o serviço de pastorear. Conforme os ensinamentos do Papa Francisco, o ofício de pastorear faz com que aquele que foi revestido deste ministério e enviado para essa missão tenha um tríplice lugar dentro do rebanho. O primeiro espaço característico do Pastor é à frente, porque ele é líder. O Padre execer o seu pastoreio liderando a comunidade no caminho da vontade de Deus{…}. O Padre também deve ter um lugar no meio do rebanho, junto de cada irmão e irmã,{…} para isso é necessário simplicidade de coração, mas também é necessário uma comunidade acolhedora. Por último o Santo padre diz que os padres não podem se furtar de estar no fim do rebanho, para ser solidário aos irmão e irmãs que estão desanimados e correm o risco de se perder do caminho de Deus. Além disso o povo em seu censo coletivo da fé tem discernimento de por onde caminhar na fidelidade a Deus e o Pastor tbem aprende a ser fiel a Deus, seguindo os caminhos de seu povo.”

Após a homilia, Pe. Adriano realizou a renovação de suas promessas sacerdotais e foi apresentado por Dom Marco Aurélio, aos espaços sagrados da Catedral, simbolizando sua responsabilidade de zelar pelo templo e pela porção do povo de Deus que está nesta paróquia. Ao fim do rito, Pe. Adriano foi colocado na cadeira da presidencia presbiteral e apresnetado ao povo como novo Pároco. Em seguida Pe. Francis foi apresentado ao povo como novo Vigário Paroquial.

Ao final da Santa Missa, o Pe. Adriano proferiu palavras de agradecimento aos presentes, a Dom Marco Aurélio pela confiança do novo ofício e se referiu especialmente aos fiéis do Distrito de Senhora do Carmo, onde trabalhou pela primeira vez como Pároco e também a seus pais por estarem sempre presentes em sua caminhada vocacioinal e presbiteral.

Confira aqui as fotos da Santa Missa.

Fonte: Comunicação – Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Catedral Diocesana
Fotos: Emerson Rocha – Yes!Fotografia