A Escola Diocesana de Fé e Política Pe. Ernesto Barcelos de Freitas realizou no último sábado, 6 de agosto, na ARPAS, em João Monlevade, o terceiro módulo de formação de sua 1ª turma.
Superando os desafios da pandemia, a Escola realizou os módulos anteriores online e este módulo foi o primeiro de forma presencial e, portanto, de grande significado para a turma que é composta por alunos das três regiões pastorais da Diocese de Itabira Coronel Fabriciano.
O conteúdo deste módulo foi Direitos Humanos e Conscientização Política, sendo muito bem conduzido pelo Professor Ícaro Trindade de Carvalho, que ocupa na Doctum de João Monlevade, no projeto integrador, a cadeira raça e etnia e identidade de gênero trabalho com grupos vulneráveis e Professor da Escola Militar, Itabira.
Na oportunidade, na parte da manhã, o Professor Ícaro explanou sobre Direitos Humanos e Cidadania, de forma bem interativa, problematizou o conceito de Direitos Humanos e suas definições no campo das políticas públicas enquanto espaço de afirmação de luta política.
Já a parte da tarde, foi conduzida pela Silene Gonçalves, de Conselheiro Lafaiete, Coordenação da Escola de Fé e Política Dom Luciano Mendes. Silene trabalhou a conscientização política e discursou sobre o cenário político atual.
No momento de descrença na política e nas instituições democráticas e de pouca participação da sociedade civil, este módulo foi espaço de reflexão, análises e estudos.
Confira algumas fotos deste dia: