18 de abril de 2024

Escola Diocesana de Atualização Catequética inicia 6ª turma

16/03/2020 . Notícias da Diocese

Pela graça de Deus, a Escola Diocesana de Atualização Catequética, iniciou neste sábado (14), a 6ª Turma de Atualização Catequética, e com a valiosa presença e assessoria no 1º Módulo nestes 6 anos de Suzana Costa Coutinho (Pouso Alegre), colaboradora da Revista de Catequese ” Ecoando”, articulista do site da Editora Paulus.  Suzana possui vasta  experiência na área de Comunicação, Catequese e Pastoral, movimentos sociais e educação popular, entre outras formações acadêmicas. Suzana surpreende a cada ano renovando a metodologia para tornar o conteúdo mais atraente.

O Sábado e domingo foram intensos no aprofundar a História da Catequese, da Igreja  e percorrer o Diretório Nacional de Catequese e demais documentos da fé.

Sábado à noite, após o Jantar o Seminarista Márcio Rodrigo Mota, orientou sobre a espiritualidade do catequistas, as formas de oração e apresentou  passo a passo o” Ofício Divino das Comunidades”. Todo trabalho é de Deus, todo “ofício” é “divino”, toda a nossa vida é uma liturgia, se o que somos e fazemos têm a ver com o projeto de Deus, com a fé em Jesus e com o seu Espírito. Convencionou-se chamar Ofício Divino, especialmente, a celebração comunitária nas diversas horas do dia.

O Domingo após Suzana concluir o conteúdo, Pe. Emanuel Cordeiro Costa, (Paróquia São Pedro-Ipatinga) presidiu a missa de encerramento e em uma homilia bem catequética destacou a importância do “Encontro com a nossa essência” , a ter coragem  de  olhar para o mais íntimo de nós mesmos(as), onde nascem sentimentos e valores, decisões e gestos…, onde somos convidados(as) a nos alegrar com os rastros da Graça. Deus está ao nosso lado, em cada passo da caminhada, para nos oferecer gratuitamente e com amor a água que mata a nossa sede de vida e de felicidade (a paz, a esperança, o seu amor).

Da  fé provém o conhecimento, do conhecimento o amor: este é o acontecimento cristão, admiravelmente sintetizado no encontro de duas pessoas sedentas!

Buscamos fazer da Escola um espaço que leve o Catequista a conduzir   uma catequese mais existencial, vivencial e mistagógica, de inspiração catecumenal.

Nestes 6 anos  buscamos  despertar  os catequistas e agentes pastorais que por ela passam para o discipulado que se processa numa interação permanente, em que os evangelizadores, catequistas e catequizandos são “crescentes e aprendentes ” a vida inteira…