A Escola Diaconal São João Paulo II, da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano/MG, apresentou no sábado, 5 de abril, os novos formadores que passam a colaborar na formação integral dos futuros diáconos permanentes. O ato simbólico ocorreu durante o segundo encontro do Ano Propedêutico da 4ª Turma de Vocacionados ao Diaconado Permanente, realizado na ARPAS, em João Monlevade/MG.
Com a chegada dos novos membros, a equipe de formação da Escola Diaconal passa a contar com:
O encontro
O segundo encontro do Ano Propedêutico foi aberto com a celebração da Santa Missa, seguindo a liturgia do sábado da 4ª semana da Quaresma. A celebração foi presidida pelo Pe. José Marcelino de Magalhães Filho, diretor espiritual da Escola Diaconal e vigário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Catedral Diocesana – Itabira), e auxiliada pelo diácono Júlio Maria.
Na sequência, cada novo membro da equipe se apresentou aos vocacionados, partilhando brevemente sua história vocacional.
No período da tarde, o diácono Jairo Pereira Lage — coordenador diocesano da Comissão de Diáconos Permanentes da Diocese e provisionado nas Paróquias Nossa Senhora do Rosário (Santa Maria de Itabira/MG), São José (Passabém/MG) e São Sebastião (São Sebastião do Rio Preto/MG) — conduziu um momento de escuta e esclarecimento de dúvidas dos 36 vocacionados presentes. Entre os temas abordados estavam: a participação das esposas no ministério diaconal, a compreensão da vocação e sua importância para a Igreja, o compromisso com os estudos e questões relacionadas ao futuro provisionamento para o serviço diaconal.
O terceiro encontro do Ano Propedêutico está agendado para o dia 17 de maio (sábado), das 8h às 16h, na ARPAS, em João Monlevade/MG. Todas as etapas da formação são acompanhadas pelo diretor da Escola Diaconal São João Paulo II, Diácono Geraldo Evangelista de Araújo, que atua na Paróquia São Gonçalo (São Gonçalo do Rio Abaixo/MG).
Com informações e fotos da Equipe de Comunicação da Escola Diaconal São João Paulo II – Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano/MG.