Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

04 de dezembro de 2021

Envio dos novos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão

05/11/2021 . Notícias da Diocese

Eles foram convidados a servir no Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão. Iniciaram o percurso de formação em agosto e na quinta-feira, 4/11, foram enviados. Que sejam sal da terra e luz no mundo!

Toda a caminhada cristã se resume à pessoa de Jesus Cristo. Ele é a centralidade da Santa Igreja Católica e deve estar também no centro da nossa vida, no ponto mais alto do pódio da nossa existência.

Glorificar a Deus por meio deste ministério significa, sobretudo, ser servo – tal como Jesus: “Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate de muitos” (Mc 10,45).

A palavra “servo” diz tudo sobre este ministério: fazer a vontade do Senhor antes de satisfazer a própria vontade. Foi servindo que Jesus nos resgatou. Foi pelo amor perfeito ao Pai que Ele cumpriu a profecia da sua vinda, morte e ressurreição.

O sim de cada novo ministro da Sagrada Comunhão é, antes de mais nada, um sim a Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. É um sim de comprometimento e disponibilidade para assumir e auxiliar os trabalhos da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O envio e o testemunho

O envio dos dezoito novos ministros aconteceu na quinta-feira, 4 de novembro, na Matriz Nossa Senhora da Saúde, na Santa Missa das 19h. Onze são da Comunidade Matriz, três da Comunidade Nossa Senhora da Conceição, e quatro da Comunidade Nossa Senhora de Fátima.

Candidatos ao ministério durante a Santa Missa na Matriz Nossa Senhora da Saúde

A Santa Missa, por si, já é uma graça. Sabemos quantas bênçãos são derramadas a cada Celebração Eucarística. É na Palavra e na partilha do banquete que nos fortalecemos e alimentamos a nossa fé. É em comunidade que celebramos o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A investidura dos novos ministros é sempre tomada de uma emoção singular. Assumir ali, na presença real de Jesus na Eucaristia, o convite e o compromisso de servi-Lo ganha uma nova dimensão: é cada um oferecendo-se de um modo muito particular e, ao mesmo tempo, são todos, unidos em comunidade a Cristo, abraçando juntos o ministério e o serviço.

Apresentação dos candidatos ao ministério da Sagrada Comunhão

O rito acontece logo após a homilia. Os candidatos são apresentados diante da comunidade de fé e, tal como em outros ritos da Santa Igreja, respondem a algumas perguntas:

“Quereis procurar crescer na fé e no amor à Eucaristia, participar dela frequentemente e dar testemunho de uma vida autenticamente cristã e eucarística?”

“Quereis trabalhar para que esta comunidade cresça na união e na fraternidade, na solidariedade e no serviço mútuo, sabendo que a comunhão do pão eucarístico visa à comunhão dos membros da comunidade?”

Essas foram apenas duas das seis perguntas que os candidatos responderam. E dá para ter uma noção do tamanho da responsabilidade que cada um assumiu com o seu sim.

“O ministro da Eucaristia não tem que vir à missa só no dia que ele está escalado, ele tem que estar presente na comunidade de fé. Ele tem que viver na comunidade de fé. Ele tem que participar da comunidade de fé. Dar testemunho para os irmãos e irmãs. Por isso ele participa de todas as atividades, seja missa, seja celebração, seja adoração ao Santíssimo, sejam outras coisas que acontecem na comunidade – ele está sempre envolvido, sempre ajudando, como também no bonito trabalho de poder levar a comunhão aos enfermos, àqueles que estão acamados, debilitados…” – essas foram algumas das palavras do Padre Paulo Marcony aos novos ministros.

Novos ministros da Sagrada Comunhão

Gabriel Henrique Rosa Ferreira, de 25 anos, começou sua caminhada no Movimento de Jovens de Santa Maria, do qual fez parte por cerca de 4 anos. “Eu não tinha a crisma e num determinado momento senti necessidade. Fiquei sabendo da IVCA e me inscrevi, em 2018”. Em 2019, Gabriel celebrou o Sacramento da Crisma e decidiu continuar na caminhada da Iniciação à Vida Cristã de Adultos passando a ser também um introdutor/catequista. Agora, assume um novo chamado, o de ser ministro da Sagrada Comunhão.

Gabriel Ferreira

“Deus resgata a gente. O convite foi feito num momento muito difícil. É um desafio porque é uma responsabilidade muito grande. E não só no momento em que a gente está aqui (servindo), mas porque lá fora a gente tem que viver o que a gente fala, tem que dar o testemunho. A gente deixa de ser só participante para ser também um agente.”

Entre os novos ministros, estão também dois acólitos, cujas “carinhas” são bem conhecidas em nossas comunidades paroquiais: Fabrício Gomes Santos e João Vitor Magalhães Andrade.

Após a Santa Missa, já investidos do novo ministério, eles também assistiram ao Padre Paulo Marcony durante o momento de adoração e bênção do Santíssimo Sacramento.

 

A caminhada

Antes mesmo de passarem pelo processo de formação, cada um dos indicados, de alguma maneira, já servia em uma das três comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Saúde. São frutos, portanto, do que oferecem diariamente para a missão de anunciar o Evangelho.

A formação foi ministrada pela Epap (Equipe Pastoral de Assessoria Paroquial) e contou com quatro encontros formativos e um de reposição. Os três primeiros encontros focados na espiritualidade:

1º. “Espiritualidade, zelo e missão”;

2º. “Eucaristia: fé, esperança, amor”;

3º. “O Perfil dos Ministros”.

Os dois últimos (4º e 5º encontros), na prática deste ministério. Ao final da formação, os postulantes participaram de um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja Matriz.

Que a caminhada iniciada no dia 21 de agosto de 2021 e celebrada em 4 de novembro deste mesmo ano renda muitos frutos para a glória do nosso único Deus e Senhor. Rezemos por cada um deles:

Adriana Aparecida
Afonso Celso
Ângela Antonina
Anna Karolina Ribeiro
Daniela Carla Fonseca
Fabrício Gomes
Gabriel Henrique
Ivânia Lúcia
João Vitor
Letícia Piedade
Luiz Benedito
Maria da Conceição
Maria Natividade
Nicoly dos Santos
Rosane Bretas
Sérgio Nonato
Sirlene Freitas
Vanessa Martins

Que o Senhor os abençoe e os fortaleça.

Liliene Dante

Outras fotos estão disponíveis na página da Paróquia no facebook. Clique aqui

Texto e fotos: Paróquia Nossa Senhora da Saúde
Imagem capa: Novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão com o Padre Paulo Marcony – Paróquia Nossa Senhora da Saúde