Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

02 de dezembro de 2022

Encontro Vocacional é realizado no Seminário Diocesano

05/08/2022 . Notícias da Diocese

Nos dias 30 e 31 de julho, foi realizado na casa de formação propedêutica do Seminário Diocesano, em Itabira, mais um Encontro Vocacional promovido pela equipe de formação. No sábado houve uma palestra na parte da tarde ministrada pelo Padre Adriano com o tema: “Presbítero – discípulo do Senhor”. Em seguida, houve um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento e a Oração das Vésperas. Na parte da noite, os vocacionados participaram da Santa Missa presidida por Dom Marco Aurélio na Igreja Nossa Senhora da Conceição no Jardim das Oliveiras e encerraram o dia com a recitação do Santo Terço.

No domingo, após a Oração das Laudes, os presentes participaram da Missa na catedral. A seguir, houve uma roda de conversas organizada pelo Padre Márcio Soares. E por fim, houve uma última formação dada por Dom Marco Aurélio com o tema: “A importância da espiritualidade bíblica e litúrgica no discernimento e formação vocacional”.

Embora cada atividade tenha a sua importância, destacamos aqui o belíssimo momento de adoração ao Santíssimo, que é sempre um dos momentos mais fecundos para seu discernimento o dos vocacionados. Mal chorou o violão, os presentes puderam também derramar secas e sonoras lágrimas interiores. Vibrou o violão, evocando velhas histórias nas mentes dos encontristas, histórias de tantos fatos aparentemente desconexos que se lhe ocorreram, contudo, agora unidos pelo Espírito numa única melodia. E assim, como em uma única canção, durante a adoração, eles puderam rever toda a história de suas vidas para buscar os sinais dos chamados vocacionais que Deus fez a cada um.

Rezemos por nossos vocacionados para que o Espírito os ajude a fazer um bom discernimento afim de perseverarem no chamado particular que Deus fez a cada um.

Confira algumas fotos deste dia: