16 de setembro de 2024

Encontro realiza “escuta” de propostas para construção das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil

13/08/2024 . Notícias da Diocese

Cumprindo os encaminhamentos da 61ª Assembleia Geral dos Bispos, membros das Comissões, Pastorais, Movimentos e Serviços organizados e atuantes na Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano (MG) se encontraram no último sábado, 10 de agosto, na Arpas, em João Monlevade (MG), para um processo de escuta para a construção das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) 2025-2029.

Os trabalhos foram orientados pelo coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Márcio Rodrigo Mota, contando com o auxílio dos secretários regionais de Pastoral, Ir. Sílvia Batista (Região Pastoral 1), Ana Maria de Sena (Região Pastoral 2), e Gefeson Braz (Região Pastoral 3).

Organizados em grupos, os participantes, seguindo a metodologia “Conversa no Espírito”, responderam a três perguntas relacionadas à Liturgia até o cuidado da Casa Comum, proposto pelo Papa Francisco. Ao final de cada rodada de respostas, era respeitado um minuto de silêncio para a retomada da pergunta feita, que era repetida por três vezes seguidas. Cada grupo permaneceu reunido por 90 minutos.

A plenária final apresentou as “escutas” anotadas pelo relator de cada grupo e encerrou o encontro.

De agora em diante, esta mesma atividade deve ser desenvolvida nas paróquias da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano até o mês de setembro próximo, quando serão enviadas para o Secretariado Diocesano de Pastoral.

Texto e fotos: Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano (MG) e do Portal Emana.