Aconteceu entre os dias 15 e 17 de novembro, na cidade de Vitória – ES, o XXII Encontro Nacional da Pastoral da Educação (ENAPE), com o tema “Educadores: peregrinos de esperança”. O encontro foi promovido pela CNBB setor de educação e cultura. Nossa diocese se fez representada pela leiga Patrícia Aparecida Santos, da região pastoral 2, e pelo diácono permanente Diácono João Paulo de Oliveira. O encontro contou com a presença de bispos, padres, diáconos, religiosas e diversos leigos (professores/as) de várias regiões do Brasil. Um momento rico e fraterno, tendo uma espiritualidade educacional e humanizada.
O encontro aconteceu no Centro de Treinamento Dom João Batista, praia do canto, na sexta-feira (15) com acolhida e almoço e no período da tarde a peregrinação foi na cidade de Anchieta, no Santuário Padre Anchieta. O momento de oração foi na praia e em seguida procissão até o Santuário Padre Anchieta, onde teve uma apresentação da história do Santuário e visita ao museu do padre José de Anchieta, o primeiro educador do Brasil. Logo após a visita, houve a missa de abertura, presidida por Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, bispo da Diocese de Colatina e presidente do regional leste 3, concelebrada pelos padres e assistida pelos diáconos presentes.
O setor da educação e cultura da CNBB realiza esse encontro de dois em dois anos. No segundo dia do encontro, a missa foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória, Dom Andherson Franklin Lustosa de Souza. Logo após houve a mesa de abertura com transmissão ao vivo pelo site da CNBB com o tema “Peregrinos entre sombras e luzes no mundo educativo e testemunhas da esperança”. O Encontro Nacional da Pastoral da Educação é uma ação pastoral da Igreja em diversos colégios privados e públicos, buscando sempre o processo de evangelização em consonância ao “Pacto Educativo Global” do Papa Francisco. A presença da Patrícia e do Diácono João Paulo foi no intuito de conhecer e aprender mais sobre a pastoral da educação e buscar em todo território da diocese trabalhar essa importante pastoral, seja nas escolas privadas, públicas e nas universidades presentes em nossa diocese.
Debates, oficinas e mosaicos foram os grandes momentos do ENAPE 2024. O encontro encerrou no domingo e foi elaborada a “Carta de Vitória”. Essa carta é o compromisso dos educadores e educadoras com uma educação mais humana e libertadora, sobretudo uma educação evangelizadora a partir do magistério de Francisco.
Diácono João Paulo de Oliveira
Patrícia Aparecida Santos