26 de abril de 2024

Encontro Diocesano de Coordenadores de Catequese é realizado em Coronel Fabriciano

07/06/2022 . Notícias da Diocese

A Equipe Diocesana de Animação Catequética realizou no final de semana, 4 e 5 de junho, no Recanto das Mangueiras em Coronel Fabriciano (MG), o Encontro Diocesano de Coordenadores de Catequese, a fim de repensar a retomada pós pandemia. Depois de dois anos em encontros virtuais, foi um belo momento de vivenciar a alegria do reencontro, da escuta presencial, da partilha. Com a participação de 72 catequistas, o momento contou também com a presença do Assessor Diocesano Pe. Márcio Rodrigo Mota e do Pe. Francis Regis.

A manhã de sábado, 4 de junho, foi marcada pela acolhida, espiritualidade orante, escuta, apresentação da Equipe Diocesana para os coordenadores, em sua maioria novatos, e construção de um raio X da realidade das Paróquias, através de um formulário respondido on-line pelos presentes, momento Coordenado pelo Assessor Diocesano, Pe. Márcio Rodrigo Mota.

Já a parte da tarde foi momento de repensar a retomada através de orientação prática sobre o Planejamento Catequético, o itinerário catequético, conduzido pelas Coordenadoras Conceição Toledo e Gilma Neubaner, Regional 3, membros da Equipe Diocesana. À noite, após a Vigília de Pentecostes, foi realizado um momento de descontração e alegria, preparado pelo Regional 2, no clima junino com uma animada quadrilha dos catequistas.

No Domingo, 5 de junho, celebrando Pentecostes, após momento orante, Rosângela (Zana) e Lourdes dos Reis (Lurdinha), Regional 1, conduziram o “Estudo 114”,Iluminação Bíblica da Pastoral, em seguida o Bispo Diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti, enriqueceu o momento com suas ponderações sobre a Leitura Orante, Orientações Litúrgicas e sobre a celebração do Crisma.

Nos passos do ressuscitado, iluminados pelo Espírito Santo, se preparando para o Pentecostes, a coordenação diocesana pôde analisar o panorama atual da catequese na diocese, com seus desafios e esperanças. Foi um momento de debruçar sobre a importância do Planejamento e grupo de estudos, revisitar o Estudo 114, a importância da Lecto divina, e ouvir seu Pastor, o Bispo Diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti. O encerramento do encontro se deu com a Missa de Pentecostes e envio. Acreditamos que este reencontro dissipou o medo e insegurança e motivou os catequistas a prosseguirem na alegria de evangelizar como novo ardor, impulsionados pelo Espírito Santo e na certeza de que o Ressuscitado caminha conosco.

Confira algumas fotos destes dias:

Por Ana Maria
Secretária – Região Pastoral 2