24 de abril de 2024

Encontro de formação e reunião dos coordenadores Diocesanos de Pastoral do Leste 2

11/05/2023 . Notícias da Diocese

Dos dias 08 a 11 de maio de 2023, na casa de rito Santíssima Trindade, em Belo Horizonte, aconteceu o encontro de formação e reunião dos Coordenadores Diocesano de Pastoral do Leste 2.

Estavam presentes: Lucimara Trevisan, Arquidiocese de Belo Horizonte; Pe. José Aparecido dos Santos, Diocese de Guanhães; Pe. José Geraldo de Oliveira, Diocese de Mariana; Pe. Lúcio Flávio Galvão Camargos, Diocese de Divinópolis; Pe. Nereu Pacífico dos Reis, Diocese de Diamantina; Pe. Jorge Wilson Carvalho Fonseca, Diocese de São João del Rey; Pe. João Veloso Arantes, Diocese de Luz; Pe. Willian Souza de Avelar, Diocese de Sete Lagoas; Pe. Cláudio Marcos Ferreira, Diocese de Sete Lagoas; Pe. Uilian Gonçalves Ferreira, Diocese de Ituiutaba; Pe. Márcio Rodrigo, Diocese de Itabira – Cel. Fabriciano; Pe. Edson Aparecido da Silva, Diocese de Pouso Alegre; Pe. Rogério de Jesus Bispo, Diocese de Janaúba; Pe. Patrício Geraldo Fialho, Diocese de Caratinga; Pe. Jean Sterfeson, Diocese de Campanha; Pe. Rodrigo Souza da Silva, Diocese de Paracatu e Secretário Regional Leste 2; Pe. João Carlos Ventura de Oliveira, Diocese de Juiz De Fora; Pe. Nubio Zeni, Diocese de Teófilo Otoni; Pe. Jeidson Cardoso Ribeiro, Diocese de Januária; Pe. Alexandre José Gonçalves, Diocese de Guaxupé; Pe. Luís Antônio da Silva, Diocese de Patos de Minas; Pedro Henrique, Arquidiocese de Montes Claros.

No primeiro dia, Ir. Mariano abordou o tema “Perda do sentido da vida: desafios e perspectivas.” Durante sua reflexão foram indicados trechos da Palavra de Deus para momentos de partilha e oração. Em grupos, refletimos sobre o cansaço, doenças e suicídio dos padres.

No segundo dia, os coordenadores partilharam os planos de pastoral de suas respectivas (arqui)dioceses, avanços e desafios encontrados, em especial, nesse tempo pós-pandemia. Cada coordenador partilhou um pouco de sua caminhada pessoal e pastoral, em sua paróquia e funções, como também de sua coordenação (arqui)diocesana.

Durante os 3 dias, somando as reflexões, celebramos a Santa Missa, rezamos juntos a oração da Liturgia das Horas e partilhamos de uma boa convivência fraterna com uma boa confraternização. Esse encontro foi um momento muito rico para aprendizado e partilha das realidades (arqui)diocesanas e um momento de poder revigorar as energias para dar continuidade aos trabalhos pastorais em nossas Igrejas particulares.

Pe. Márcio Rodrigo Mota
Coordenador Diocesano de Pastoral