Seguindo o Calendário Diocesano de Pastoral da nossa diocese e em sintonia com as comemorações do Ano Jubilar, realizou-se no sábado, dia 10 de maio de 2025, na Comunidade Santa Terezinha, da Paróquia Senhor do Bonfim, em Ipatinga, o Encontro Regional de Coordenadores da Pastoral da Acolhida da Região Pastoral III. O evento teve como tema “Esperança que Transforma: Acolher é Cuidar” e lema “Não desprezeis nenhum desses pequeninos” (Mt 18,10).
A abertura foi conduzida pelo assessor, Diác. Richard, seguida de um momento de oração dirigido pelo Diác. Wellington, assessor da Pastoral da Pessoa com Deficiência (PPCD). Após esse momento de espiritualidade e louvor, houve a reflexão sobre a Sagrada Escritura, baseada no capítulo 18 do Evangelho de Mateus, que inspirou o tema do encontro, destacando a importância do acolhimento em nossas comunidades, especialmente para crianças e jovens.
Em seguida, foi apresentada a nova coordenadora do Regional III, Célia Gomes Barros, que assumiu o cargo em substituição a Glória Aparecida Justino Silva, após um excelente serviço prestado à regional.
Célia apresentou os resultados do diagnóstico realizado no ano anterior, durante o Encontro Geral de Membros da Pastoral da Acolhida. Em um formato de plenária, as conclusões foram expostas, abrindo espaço para comentários, esclarecimentos e sugestões dos coordenadores. Durante esse momento, foi proposta e aprovada uma enquete para definir o local do próximo Encontro Geral, previsto para o final do ano, numa perspectiva sinodal de participação e corresponsabilidade.
Após um delicioso lanche, marcado pela interação fraterna, o Diác. Wellington deu início ao ponto central do encontro: a apresentação da Pastoral da Pessoa com Deficiência, em fase de formação em nossa diocese. A exposição contou com a participação do coordenador diocesano e regional da pastoral, Avelino Cruz, e da coordenadora paroquial da PPCD na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, Patrícia Bicalho Pinto Pacheco. Foi um momento de enriquecimento, com explicações e exemplos práticos sobre como acolher bem nossos irmãos cadeirantes, surdos, pessoas com deficiência temporária e também crianças e adultos autistas.
Na sequência, a coordenadora Célia promoveu uma dinâmica em alusão ao Dia das Mães, que seria celebrado no dia seguinte. O encontro foi entremeado por momentos de louvor e oração, conduzidos pelo ministério de música da Paróquia Senhor do Bonfim, proporcionando uma verdadeira experiência do amor de Deus.
O encerramento foi marcado por um sorteio de brindes para os coordenadores, seguido de uma oração de agradecimento e a tradicional foto oficial com todos os presentes, simbolizando o espírito de acolhimento e esperança que deve inspirar a missão em nossas comunidades.
Fotos: Elma Guidine