Diocese de Itabira–Coronel Fabriciano
Repleta de alegria e esperança, a Diocese de Itabira–Coronel Fabriciano celebrou, no último dia 28 de dezembro de 2025, festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José, o encerramento do Ano Santo da Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo, proclamado pelo Santo Padre Papa Francisco (in memorian) como Jubileu de Esperança para toda a Igreja.
A celebração teve início com uma peregrinação jubilar, que reuniu fiéis vindos de diversas paróquias, partindo do Santuário São Geraldo Majela em direção à Catedral Diocesana, sinal visível do povo de Deus que caminha sustentado pela fé, renovando seu compromisso missionário e sua confiança nas promessas do Senhor.
Às 15h, na Catedral de Nossa Senhora do Rosário, foi celebrada a Santa Missa Solene de encerramento do Jubileu, presidida por nosso bispo diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, com a participação de presbíteros, diáconos e uma expressiva porção do povo santo de Deus. O momento foi marcado por profunda espiritualidade, gratidão e alegria pela graça deste tempo jubilar vivido intensamente em nossa Diocese.
Ao longo do Ano Santo, a Diocese caminhou unida à Igreja no mundo inteiro, vivendo o convite do Papa Francisco para redescobrir a força transformadora da fé, fortalecer a esperança cristã e testemunhar a misericórdia de Deus em gestos concretos de caridade, comunhão e evangelização. O Jubileu foi tempo de peregrinação, reconciliação, oração, escuta da Palavra e renovação do coração, recordando que a Encarnação do Verbo é o grande sinal do amor de Deus pela humanidade.
Encerramos este Ano Santo confiando à Sagrada Família de Nazaré todas as famílias de nossa Diocese, pedindo que Jesus, Maria e José nos inspirem a viver com fé, perseverança e esperança, para que, sustentados pela graça jubilar, continuemos nossa missão de ser uma Igreja viva, acolhedora e misericordiosa, testemunhando Cristo no coração do mundo.
Que a esperança, dom precioso deste Jubileu, continue iluminando o caminho de nossa Diocese!