Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

05 de maio de 2024

Domingo da Páscoa: um encontro pessoal com o Ressuscitado e o Paráclito

11/04/2023 . Notícias da Diocese

“Nem se põe vinho novo em odres velhos; caso contrário, estouram os odres, o vinho se entorna e os odres ficam inutilizados.” (Mt 9,17)

No versículo acima, retirado de um contexto de interpelação a Jesus (cf. Mt 9,14-17), equivoca-se quem pensa que o Mestre veio “pôr fim” às coisas antigas. Pelo contrário, como Ele mesmo disse: “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. (…) mas dar-lhes pleno cumprimento” (Mt 5,17).

Em Jesus se cumpre toda a Lei, hipocritamente regurgitada pelos fariseus e “mestres da Lei”. Nele, se cumpre a obra da salvação.

Novos operários na vinha do Senhor

Uma Páscoa mais do que especial! Além da celebração da Ressurreição do Senhor, celebramos a confirmação de 31 irmãos e irmãs.

Na Vigília Pascal (sábado, 08/04), com toda a comunidade de fé, Josiane Reis da Silva celebrou os sacramentos da iniciação: Batismo, Eucaristia e Crisma.

Josiane Reis da Silva na celebração dos sacramentos ministrados pelo Padre Paulo Marcony – foto/Pascom

Já no Domingo (09/04), nosso bispo diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, presidiu a Santa Missa das 10 horas na Matriz Nossa Senhora da Saúde, concelebrada pelo pároco, Padre Paulo Marcony, e com o diácono permanente Paulo Barcelos.

Durante a missa, 30 pessoas, entre jovens e adultos, celebraram a Crisma/Confirmação. Dez deles também o sacramento da Eucaristia.

A caminhada catequética, de pouco mais de um ano, foi conduzida e acompanhada de perto pelos introdutores/catequistas da Iniciação à Vida Cristã de Adultos (IVCA) das comunidades Matriz Nossa Senhora da Saúde (25 pessoas) e Nossa Senhora de Fátima (6 pessoas).

O chamado amoroso de Jesus

(Pedro) “Viu as faixas de linho deitadas no chão e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à frente” (Jo 20,6s).

“Pedro só consegue enxergar o túmulo vazio e os panos. Madalena, diferente dos apóstolos, não só acreditava no Cristo como tinha amor por Ele. Ela foi agraciada com o dom de ser a primeira anunciadora (da ressurreição)” – Dom Marco Aurélio.

Durante a homilia, Dom Marco Aurélio ressaltou, várias vezes, a importância do amor na relação com Cristo e como esse sentimento pode ressignificar uma mesma situação. Onde Pedro só via panos, Madalena viu ressurreição. A mesma realidade sob dois pontos de vistas diferentes.

Ainda de acordo com Dom Marco, “para crer é necessário envolvimento amoroso; sem amor a Jesus não existe fé verdadeira!”

Cristo ama a todos, mas a questão é saber se correspondemos a esse amor – tal como Madalena correspondia; ou mesmo o discípulo amado que “viu, e acreditou”.

Apesar das negações de Pedro, Cristo não o castiga. Ao contrário, Ele o acolhe pelo diálogo: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” (Jo 21,15-17) Jesus faz a mesma pergunta a Pedro por três vezes e por três vezes responde à profissão de amor de Pedro com a frase: “apascenta minhas ovelhas” – confirmando ali a liderança de Pedro, em seu nome, sobre o povo de Deus confiado à nossa Santa Igreja Católica.

Dom Marco Aurélio durante a homilia, se dirigindo aos então crismandos – foto/Pascom

Aos crismados

“De que jeito tenho vivido a minha fé e como quero vivê-la a partir da minha crisma?”

A pergunta de Dom Marco Aurélio aos crismados é instigante. Não apenas aos novos crismados, mas a todos os confirmados na fé.

É no Pentecostes que todos os “véus” que cobriam os mais próximos de Jesus se desvelam e eles passam a ver com clareza, sabedoria e coragem a missão que lhes foi confiada. É neste desvelar do Espírito que muitos compreendem qual resposta amorosa Cristo espera de cada um.

“Vocês foram encontrados pelo Senhor e receberam o chamado Dele. Por isso estão aqui para receberem o sacramento da Crisma, tornando-se missionários, anunciadores do Evangelho, assim como os apóstolos. Quem ama Jesus de verdade não se contenta em fazer esta experiência sozinho. Ele quer compartilhá-la” – Dom Marco Aurélio Gubiotti.

Testemunho

“Como se aprende? Buscando ajuda, escutando o próximo, aqueles que gostam e querem o bem da gente; sabendo falar na hora certa. A gente aprende com os irmãos e vai repassando o que foi aprendendo para aquele que está chegando.

Assim como eu fui acolhido, eu pretendo acolher também. O que eu aprendi nesta caminhada, é que um dia de cada vez a gente vai aprendendo, vai buscando sabedoria, aprofundando mais a fé e a partir daí a gente pretende resgatar o próximo, assim como eu fui resgatado por esta equipe maravilhosa, todo mundo compreensivo, aquele carinho e energia de ser humano mesmo, puros. Eu estou muito feliz de ter seguido essa caminhada e pretendo continuar.”

O testemunho é de Wanderson Reis da Silva, empresário, casado há 22 anos com Graziela Maria de Freitas da Silva, com quem tem uma filha, Lívia de Freitas Silva, de 21 anos.

Wanderson com a esposa Maria e a filha Lívia

Na caminhada percorrida com o suporte da IVCA, o apoio da família foi fundamental: “elas são minha base e estrutura, me apoiaram e estiveram do meu lado durante todo esse processo” – afirma.

Simples e de uma humildade ímpar, Wanderson abre o coração e revela não apenas as boas experiências ao longo da vida, mas também as dolorosas – as que lhe exigiram fé e perseverança.

Wanderson recebendo a unção pelas mãos de Dom Marco Aurélio

“Eu não tive aquela criação de pai e mãe. Com apenas 13 anos já estava mexendo com comércio em Itabira. Morava em repúblicas. Era uma vida muito solitária, até me casar. Não tive tempo para fazer isso tudo que estou fazendo hoje. Graças ao bom Deus, consegui tempo para fazer esta caminhada. Estou muito feliz. Achei uma ideia única e incrível da IVCA, que dá oportunidade a nós, mesmo depois de adultos, de iniciar uma vida cristã, seguir o caminho correto. Sempre fui católico e o que mais me marcou foi, sem dúvida, o aprendizado, como tenho me tornado melhor como marido, como pai, como patrão, como cristão.”

Não se guarda vinho novo em odres velhos…

“Eis que eu faço novas todas as coisas (Ap. 21,5). Se alguém está em Cristo, é nova criatura” (2Cor 5,17).

A ressurreição de Jesus Cristo, além de atestar para a verdade da vida eterna, é também um convite para as mudanças. Não dá para manter todas as atitudes e ações do passado, que não condizem com a verdade cristã, num espírito renovado e inflado de amor pelo próprio Espírito Santo.

Como disse Dom Marco: “vocês crismados não receberam menos do que Pedro recebeu no Pentecostes. Agradeçamos ao Senhor Ressuscitado o chamado que Ele nos fez e a missão que Ele nos entregou!”

Liliene Dante

Abaixo, alguns registros com os crismados. Fotos da Santa Missa e da celebração da Crisma estão disponíveis na página da Paróquia no Facebook. Clique aqui

Fonte: Paróquia Nossa Senhora da Saúde