18 de abril de 2024

Dom Marco preside Missa de abertura do Mês da Bíblia na Região Pastoral I e celebração pelo Dia do Catequista

06/09/2021 . Notícias da Diocese

No domingo, 5 de setembro, aconteceu na Igreja Nossa Senhora da Saúde, em Itabira, a Santa Missa de abertura em comemoração aos 50 anos do Mês da Bíblia no Brasil e em Ação de Graças pelo Dia Nacional do Catequista.

A Celebração Eucarística, presidida pelo bispo diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, e concelebrada pelo Assessor da Catequese da Regional I, Padre Paulo Marcony Duarte Simões, reuniu catequistas das 14 paróquias da Região Pastoral I.

Na sua homilia, Dom Marco Aurélio compartilhou uma experiência pessoal e pastoral vivenciada com moradores de rua. Ao ouvi-los, rezar com eles e, posteriormente, reencontrar com alguns, como isso muda e afeta o nosso olhar. O bispo destacou, ainda, os desafios que os cristãos precisam enfrentar, sobretudo em tempos tão difíceis. O Mês da Bíblia é um convite particular não apenas para “ouvir” a Palavra, mas, sobretudo, para se permitir vivê-la, pô-la em prática.

“A miséria traz para nós um sentimento de insegurança. Eu sou desafiado dia a dia. Eu não posso dizer que sou um fiel ouvinte da Palavra de Deus se não ouço o clamor do Senhor na pessoa do pobre, do necessitado, do faminto, naquele migrante, refugiado. Viver o Mês da Bíblia é acolher o desafio que o Senhor nos faz.”

Ao final da Santa Missa, a Coordenadora de Catequese do Regional I, Zana (colocar o nome dela todo), proferiu uma mensagem de agradecimento aos catequistas pela dedicação e ardor na evangelização, principalmente durante a pandemia que tem exigido de todos um empenho e fervor ainda maior. Zana também fez menção aos catequistas que faleceram durante a crise sanitária provocada pela covid-19.

Coordenação Regional da Erac