23 de abril de 2024

Dom Marco Aurélio preside Crisma para 77 Jovens na Paróquia São Geraldo em Ipatinga (MG)

22/06/2022 . Notícias da Diocese

No sábado, 18 de junho, na Igreja Matriz de São Geraldo Magela em Ipatinga (MG), aconteceu a Missa do Sacramento da Crisma. Presidida por Dom Marco Aurélio Gubiotti, Bispo da Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano, concelebrada pelo Pároco Pe. Aloísio Vieira e pelo Vigário Paroquial Geraldo Morini, e com assistência dos Diáconos Permanentes Henrique Armstrong Carvalho Rodrigues e Márcio Rogério Vieira Honorato, a celebração foi realizada com a observação dos protocolos e orientações de biossegurança para evitar a transmissão e contaminação do covid-19.

Na ocasião, 77 jovens que concluíram suas etapas de catequese, incluindo alguns jovens de Iniciação da Vida Cristã realizaram a Primeira Eucaristia. Assumindo o compromisso com Jesus Cristo e avivados pelo Espírito Santo, esses jovens começam a ser e fazer a diferença na sociedade, que cada vez mais precisa de bons e santos exemplos.

No início de sua reflexão, Dom Marco Aurélio afirmou que este Sacramento não  é uma formatura, uma diplomação, nem tão pouco um final de uma etapa, mas o início de uma vida em comunidade. À luz do evangelho do dia, disse que “assim como naquela época, Jesus perguntou aos seus discípulos que diziam que era Ele, nós cristãos, Seus seguidores, que O conhecemos, também devemos responder com prioridade e firmeza. No entanto, quem supõe apenas conhecê-lo não vai muito longe neste seguimento, pois geralmente, desiste diante das primeiras dificuldades”. O Bispo afirmou ainda que “a qualidade e a fidelidade de nosso seguimento dependem da resposta que damos ao questionamento que Jesus nos faz diariamente sobre sua identidade”.

Dom Marco Aurélio ressaltou que o Sacramento da Confirmação aperfeiçoa a Graça Batismal, que é o Sacramento que concede o Espírito Santo para nos enraizar mais profundamente na filiação divina, e nos incorporar mais firmemente a Cristo, torna mais sólida a nossa missão com a Igreja e ajuda-nos a dar testemunho da fé cristã pela palavra, acompanhada das obras.

Vale lembrar aqui, que o nosso Bispo é o pastor visível de nossa Igreja e um sinal de unidade diocesana. É o sucessor dos apóstolos, que nos transmite o Espírito Santo com a imposição das mãos e a unção e ainda nos dá um bom exemplo, com o “bom perfume” do amor que é o seu testemunhar Cristo aos irmãos.

Confira algumas fotos deste dia:

Texto: Vilton Cantarino Silva                                                                                                                            Fotos: Adelaide Santos (Tia De)