20 de abril de 2024

Dom Marco Aurélio participa, em Aparecida, da 60ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil

19/04/2023 . Notícias da Diocese
Plenário com os primeiros bispos chegando

Nesta quarta-feira, dia 19 de abril, tem início a 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Centro de Convenções Padre Vítor Coelho de Almeida do Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). O encontro do episcopado brasileiro se estenderá até o dia 28, com 22 sessões ao longo das duas semanas.

Os 326 bispos ativos e parte dos 157 bispos eméritos terão como pauta principal a avaliação global da caminhada da CNBB.

Recebidos com música instrumental ao vivo

Com a característica de ser também eletiva, neste ano, o episcopado brasileiro vai eleger, para o próximo quadriênio 2023-2026, os novos quatro membros para compor a presidência da CNBB; a presidência de cada uma de suas 12 comissões; dois representantes para o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e dois delegados para o Sínodo 2023.

Na programação constam 22 temas prioritários e diversos que serão objetos de reflexão e encaminhamentos pelos cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, auxiliares e coadjutores nas sessões da 60ª Assembleia Geral da CNBB.

Urnas eletrônicas para as votações

Todos os dias, no Santuário Nacional, às 18h30, os bispos participarão das celebrações eucarísticas da 60ª AG CNBB. Haverá também uma celebração penitencial no dia 23 de abril e uma celebração inter-religiosa, no dia 26 de abril. O retiro espiritual acontecerá nos dias 22 e 23 de abril, sábado e domingo.

Rezemos pelo nosso pastor diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, que unido ao episcopado brasileiro participa desta 60⁰ Assembleia Geral.

Pe. Ueliton Neves da Silva
Assessoria Diocesana de Comunicação