28 de março de 2024

Dom Marco Aurélio Gubiotti realiza Visita Pastoral na Paróquia Nossa Senhora do Carmo

08/09/2020 . Notícias da Diocese

Atendendo às normas do Direito Canônico e cumprindo sua vocação de pastor, o bispo da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, realizou uma Visita Pastoral à Paróquia Nossa Senhora do Carmo, distrito de Senhora do Carmo em Itabira (MG), entre os dias 04 e 06 de setembro de 2020.

A visita, faz parte das atividades pastorais, onde o bispo aproveita para acompanhar um pouco mais de perto as pastorais, movimentos e associações de fieis além de diversos seguimentos da comunidade onde os fiéis leigos tem a oportunidade de expor suas realizações, dificuldades e demandas ao bispo diocesano.

A chegada do bispo se deu na sexta-feira, 04, sendo acolhido no monumento de Nossa Senhora do Carmo presente na entrada do distrito. Essa pequena manifestação contou com a presença de lideranças expressivas da comunidade, os seminaristas João Henrique e Edvan e o vigário paroquial, Padre Adriano Mendes de Pinho, que unidos realizaram um fervoroso momento de oração em prol da abertura dos trabalhos.

Logo após, Dom Marco Aurélio dirigiu-se à casa paroquial, onde foi recepcionado com café da manhã. Em seguida, realizou a verificação de livros e registros na secretaria paroquial. Cumprindo agenda estabelecida pelo vigário paroquial, visitou o Centro de Tradições e Tear Flores do Carmo. Neste local, nosso bispo diocesano, conheceu a história do distrito de Senhora do Carmo, bem como o trabalho desenvolvido pelas artesãs, como: confecção de bolsas, toalhas, máscaras de proteção individual, entre outros.

A paróquia é composta de várias comunidades rurais. Dom Marco Aurélio teve a oportunidade de conhecer três: Bom Jardim, Angico e Vargem dos Coutos. Na oportunidade, o bispo se encontrou com lideranças dessas comunidades e conheceu o trabalho pastoral que lá é realizado. Em Missa presidida por ele, no galpão do Laticínios Carmolac, concelebrada pelos padres Adriano Mendes e Francisco Cézar, agradeceu ao padre Francisco pelos trabalhos realizados à frente da paróquia.

Na manhã de domingo, encerrando a visita pastoral, Dom Marco Aurélio Gubiotti leu a provisão nomeando o Padre Adriano Mendes de Pinho, como Administrador Paroquial, o qual foi aclamado pela comunidade presente.

Foi perceptível por todos que a visita pastoral revelou um novo tempo na vida de fé da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo. A paróquia vive um novo tempo fecundo das bênçãos de Deus. Do coração do povo elevou-se a Deus uma prece: Que a Igreja continue sendo cada dia mais sacramento de Cristo, missionária e acolhedora.

Rogamos a Virgem do Carmo que interceda a seu Filho Jesus para que tenhamos saúde e paz!