29 de março de 2024

Dom Marco Aurélio Gubiotti presidi Missa Vespertina da Ceia do Senhor no distrito de Senhora do Carmo em Itabira

15/04/2022 . Notícias da Diocese

Na noite da última quinta-feira da Semana Santa, 14 de abril, primeiro dia do Tríduo Pascal, Dom Marco Aurélio Gubiotti presidiu a Missa Vespertina da Ceia do Senhor na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, distrito de Senhora do Carmo em Itabira (MG)

Na oportunidade, recordamos a Última Ceia, onde Jesus ao partilhar com os apóstolos Seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, ordena que o sacrifício eucarístico seja perpetuado até que Ele volte, e assim pede: “fazei isso em memória de mim” (Lc 22, 19)

Após a homilia, Dom Marco Aurélio lavou os pés de professores, funcionários e alunos da Escola Estadual Antônio Martins Pereira, fazendo memória da Campanha da Fraternidade de 2022: “Fraternidade e educação”. A celebração Eucarística contou com expressiva participação da comunidade local e foi concelebrada por Pe. Adriano Mendes de Pinho, administrador da referida Paróquia. Nesta mesma celebração o casal João Carlos e Nicole apresentaram para comunidade os Santos Óleos que foram abençoados na missa da Unidade realizada na Catedral Diocesana de Itabira.

Após a Eucaristia, realizou-se a Procissão do Translado do Santíssimo Sacramento, pela qual Nosso Senhor Eucarístico foi levado em cortejo para uma capela à parte, preparada para receber o Santíssimo e assim, ser adorado solenemente pelos fiéis. Neste momento, houve também o Rito da Desnudação do Altar, que já nos convida ao silêncio pela Paixão e Morte de Jesus.