28 de abril de 2024

Diocese recebe visita do ícone do Intereclesial da CEBs

27/12/2022 . Notícias da Diocese

A Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano vivenciou entre os dias 18 e 22 de dezembro, a expectativa pelo 15º Intereclesial das CEBs. Este momento de alegria e expectativa aconteceu devido a visita do ícone do Intereclesial, que está percorrendo as Dioceses do Regional Leste II da CNBB, bem como os demais Regionais.

O 15º Intereclesial das CEBs do Brasil terá como tema, CEBs: Igreja em Saída, na busca da vida plena para todos e todas! e como Lema: “Vejam! Eu vou criar um novo céu e uma nova terra”! (Is.65,17ss).

O ícone, símbolo do 15° Intereclesial, é composto pela imagem da Catedral Santa Cruz, da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, uma Bíblia e uma casa, que simboliza a primeira comunidade que recebia os encontros, os grupos de reflexão, as orações e os terços. Há, também, uma Cruz, que simboliza a força para os cristãos não desanimarem na caminhada e as fitas, que representam a diversidade e os continentes.

O 15º Intereclesial das CEBS acontecerá na Diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT), nos dias 18 a 22 de julho de 2023.
Recebemos o ícone das mãos dos leigos e leigas da Diocese de Caratinga (MG), no dia 18/12, vindo da Forania de Inhapim, em uma missa celebrada na Comunidade São Pedro, Paróquia São Pedro no bairro Limoeiro em Ipatinga. Como Maria, com o seu “sim” anima a esperança em um mundo mais justo, a visita do ícone anima nossa Comunidade a continuar em sua missão evangelizadora e missionária.

No dia 20/12, celebramos o 9º dia da Novena de Natal na Comunidade Santa Clara de Assis, Paróquia Cristo Redentor, no São Francisco, bairro Bethânia. Neste dia, fizemos memória da participação desta comunidade nos trabalhos das CEBs de nossa Cidade. Os representantes de nossa Diocese para o 15º Intereclesial são da Paróquia Cristo Redentor, Vasco Lagares e Edna de Oliveira, presentes nesta reflexão. Vimos que para superar a situação de fome e exclusão, nós precisamos nos comprometer e entre os pequenos está a esperança de um mundo novo.

A Paróquia Cristo Libertador, no bairro Canaã, recebeu o ícone no dia 21/12, na Missa das Bênçãos, na Comunidade Santuário São Judas Tadeu. Nossa reflexão foi no sentido de utilizar nosso tempo para realizar o projeto de Deus, se colocando a serviço, a caminho de um mundo mais fraterno e comprometido com a justiça.

No dia 22/12, foi um momento de memória muito importante. O ícone foi recebido na Comunidade Senhor dos Passos, Paróquia Cristo Rei, no Bairro Novo Cruzeiro. Este local foi sede do Secretariado do 11º Intereclesial, de muitas reuniões, celebrações, preparações, bem como de atividades daquele Intereclesial. Celebração de Abertura, Tarde Orante no Parque, Acampamento Igreja Jovem, um dos vagões do encontro. Foi momento de agradecer a acolhida nas casas, das pessoas vindas de todos os lugares do país, bem como agradecer a todos e todas que participaram naquele momento e continuam apoiando a caminhada das CEBs.

O ícone do 15º Interclesial segue sua caminhada para a Diocese de Guanhães.