Tendo em vista a instrução e a formação permanente da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, após os encontros nas Regiões Pastorais 3 e 2, a diocese promoveu, na Paróquia São João Batista, em Itabira, no dia 11/03, terça-feira, a última formação para os(as) colaboradores(as) paroquiais da Região Pastoral 1. Além dos colaboradores das secretarias paroquiais, participaram também os da Cúria Diocesana.
O processo de formação para secretários(as) busca suprir uma demanda essencial: a necessidade de acolher com mais qualidade e de forma pastoral as pessoas que procuram nossas paróquias, além de garantir maior eficiência na gestão, organização e preenchimento dos processos sob responsabilidade paroquial, numa perspectiva cristã e humanista.
O encontro teve início com a santa missa presidida pelo Pe. Ueliton Neves da Silva, chanceler do bispado e moderador da Cúria Diocesana, na Igreja Matriz da Paróquia São João Batista. Em seguida, os participantes seguiram para o café e a formação que aconteceu no salão paroquial, onde foram acolhidos e apresentados pelo Pe. Ueliton. Diolina Vicentina Teixeira, notária da Cúria Diocesana, e Ir. Sílvia Aparecida Batista, FSCJ, Secretária de Pastoral da Região Pastoral 1, falaram sobre o “Intercâmbio de dons”, expressão usada no documento final da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, segunda sessão, que aconteceu entre os dias 02 e 27 de outubro de 2024, com o tema: “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão”. O documento final do Sínodo enfatiza uma série de reformas e propostas para tornar a Igreja mais inclusiva, participativa e conectada com as comunidades locais. A secretaria paroquial deve ser um espaço de apostolado e escuta, buscando sempre o diálogo e a integração, com foco na evangelização e no espírito de sinodalidade.
Pe. Ueliton Neves falou da importância da secretaria paroquial e dos aspectos de organização, sistema e método, além de tratar das funções fundamentais do(a) secretário(a). Na oportunidade, tratou sobre algumas orientações práticas, falou sobre os novos livros de registro sacramentais, Casos Pastorais (Batismo) e Matrimônio. Explicou que os novos livros deverão ser solicitados na Cúria Diocesana, em Itabira e, após passarem pela Cúria e Sub-Cúria para a realização do termo de abertura e rubricas nas páginas, serão encaminhados às paróquias. Na oportunidade, acolheu dúvidas e deu esclarecimentos sobre os sacramentos mencionados.
Após o almoço, o tema trabalhado foi a parte contábil/administrativa, conduzida pela contadora Juliana Lopes de Sena. Durante a formação, os participantes realizaram um trabalho em grupo sobre a planilha orçamentária. Juliana e as demais colaboradoras do setor contábil da Cúria Diocesana ficaram a disposição para esclarecer dúvidas sobre outros processos administrativos.
Ao final do encontro, Pe. Ueliton Neves agradeceu a participação de todos, assim como o empenho dos envolvidos na organização.