19 de abril de 2024

Diocese realiza Assembleia Pré-Sinodal em Ipatinga (MG)

16/05/2022 . Notícias da Diocese

Realizou-se no último sábado, 14 de maio, a Assembleia Pré-Sinodal (Sínodo 2021-2023) no Salão Pastoral do Santuário São Judas Tadeu – Paróquia Cristo Libertador em Ipatinga (MG).

Participaram os membros do Copadi, 20 presbíteros representando as três Regiões Pastorais de nossa Diocese, 1 representante dos Diáconos Permanentes, 1 representante dos Seminaristas, 1 representante das Novas Fundações e 1 representante de cada Paróquia juntamente com nosso bispo diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti.

As atividades tiveram início com a oração do Ofício Divino das Comunidades. Em seguida, Dom Marco Aurélio Gubiotti, acolheu os participantes, agradecendo a todos o empenho, participação e compromisso. Após a fala e acolhida de Dom Marco Aurélio, o Pe. José Geraldo – Coordenador Diocesano de Pastoral e o Secretário Diocesano, Vicente Bueno Garcia, apresentaram uma síntese dos relatórios recebidos durante o processo de Escuta Sinodal realizado.

Durante o encontro, foi proposto um aprofudamento sobre os documentos e também uma oportunidade para acrescer algum ponto necessário, como uma espécie de nova reflexão sobre a síntese feita. Após o almoço, a assembleia reuniu-se novamente para a escuta do resultado das partilhas de cada grupo e finalizar as atividades.

A Assembleia encerrou-se às 15 horas com a Santa Missa presidida por Dom Marco Aurélio. Agora, a Equipe Diocesana do Sínodo irá elaborar o relatório final a ser encaminhado para a CNBB e encaminhar o retorno do mesmo a toda Diocese para fortalecimento de sua Ação Pastoral e Evangelizadora.