05 de maio de 2024

Diocese realiza 22ª edição do Curso de Inverno

12/06/2023 . Notícias da Diocese

Aconteceu entre os dias 08 a 10 de junho de 2023, na Paróquia São Domingos de Gusmão, em São Domingos do Prata, a 22ª edição do Curso de Inverno da Diocese de Itabira Coronel Fabriciano com o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf Lc 24,32-33).

O Curso de Inverno é um curso de Teologia Popular, em perspectiva ecumênica, evangelizadora e integralizadora. Destinado aos animadores e animadoras do meio popular que se dedicam à ação evangelizadora e pastoral, nas comunidades, pastorais e movimentos populares. Este ano o Curso trouxe como tema: Compromisso e Seguimento a Jesus Cristo em uma Igreja em Conversão sinodal.

A assessoria foi do Professor Edward Neves Monteiro de Barros Guimarães, que esclareceu quais os caminhos para uma sinodalidade que ajude a superar as práticas clericalistas, fazendo surgir ainda mais na Igreja uma realidade mais ministerial. Apontou caminhos para recuperarmos o sentido da Igreja como sacramento do Reino e da vida cristã como comunidade de partilha da fé e da vida fraterna.

O bispo diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, esteve presente no momento de abertura, no dia 08 de junho, acolhendo e incentivando os participantes.  A Coordenadora da dimensão ecumênica, Leonor Peres, contextualizou junto ao secretário diocesano, Vicente Bueno Garcia, a importância do Curso como espaço formativo e de construção de diálogo. Pe. Elson Vidal dos Reis, pároco e anfitrião, falou da alegria em acolher o curso, fazendo uma breve memória do mesmo. Pe. Hideraldo Veríssimo Vieira, assessor diocesano do Curso de Inverno, convidou a Leonor e Pe. Elson a fazerem a apresentação do banner como abertura oficial do Curso. Presença também do Pe. Wilian Moreira dando apoio as equipes de trabalho. Após a abertura o Professor Edward prosseguiu com análise política e eclesial com a escuta e partilha dos presentes.