Dando continuidade ao processo contínuo de formação das forças vivas que trabalham em rol de nossa Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, pensando na importante função da secretaria paroquial dentro da Igreja, como espaço responsável pela organização da paróquia, no que tange a gestão pastoral e administrativa, bem como também do acolhimento dos fiéis, nossa Diocese promoveu na região pastoral 3, no último dia 11 de fevereiro, no Centro Pastoral do Santuário São Judas Tadeu, comunidade da Paróquia Cristo Libertador, em Ipatinga, o encontro com as/os colaboradoras e colaboradores paroquiais que trabalham nas secretarias.
O encontro procurou abordar questões diversas, a saber: características da secretaria, perfil, atendimentos, funções, dicas e orientações pastorais/sacramentais e de organização da secretaria etc.
Além de ser um encontro formativo, a oportunidade celebra uma rica troca de experiências entre as pessoas envolvidas com os serviços de secretaria, buscando desenvolver e aprimorar questões relacionadas ao dia-a-dia das secretarias e alinhá-las às questões administrativas e financeiras, com base na gestão eclesial completa, focada na excelência do atendimento acolhedor.
O encontro teve início com o café da manhã, dinâmica de apresentação e validação da programação, antes da celebração eucarística que aconteceu no Santuário São Judas Tadeu, cuja presidência foi do Pe. Ueliton Neves da Silva. A celebração eucarística foi concelebrada pelo Pe. Marcelo Ribeiro Alves de Ávila, SX, pároco da Paróquia São Francisco Xavier, de Coronel Fabriciano, que participou de todo o encontro.
Os trabalhos foram conduzidos pelos sacerdotes que atuam na Cúria e no Tribunal Eclesiástico, Pe. Ueliton Neves da Silva (Chanceler do Bispado e Moderador da Cúria Diocesana), Pe. Efferson Dionízio Ramos Andrade (Vigário Judicial), e outros que trabalham na Cúria (Itabira) e Sub-Cúria (Coronel Fabriciano), Sílvia Sabrina Valadão (Notária do Tribunal Diocesano), Gefeson Braz de Souza (Secretário de Pastoral da Região 3), Ir. Sílvia Aparecida Batista, FSCJ (Secretária de Pastoral da Região Pastoral 1), Diolina Vicentina Teixeira (Notária da Cúria Diocesana) e Juliana Lopes de Sena (Contadora).
O tema que norteou o encontro foi “Intercâmbio de dons”, expressão usada no documento final da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, segunda sessão, que aconteceu entre os dias 02 e 27 de outubro de 2024, com o tema: “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão”. O tema foi trabalhado pela Diolina Vicentina e Ir. Sílvia Aparecida. Pe. Ueliton Neves conversou sobre algumas orientações práticas que precisam ser seguidas pelos(as) colaboradores(as).
Após o almoço, o tema trabalhado foi sobre a parte contábil/administrativo com a contadora Juliana Lopes, que encaminhou um trabalho em grupo para tratar da planilha orçamentária, ficando à disposição para responder sobre outros processos. O último tema foi trabalhado pelo Padre Efferson Dionízio, que apresentou e explicou os novos livros para registro de Batismo e Matrimônio. Estes estão sendo impressos e, após passarem pela Cúria e Sub-Cúria para termo de abertura e rubricas em suas páginas, serão encaminhados para as paróquias. Na oportunidade acolheu algumas dúvidas e passou algumas orientações sobre os sacramentos supracitados.
Ao final, Pe. Ueliton Neves agradeceu a todos pela participação, os envolvidos na organização do encontro, a Paróquia Cristo Libertador na pessoa do Pe. Uíldes Flávio, Pároco e Coordenador de Pastoral da Região 3, que nos acolheu e também as equipes de trabalho que colaboraram preparando liturgia, espaço, refeições etc.
Os próximos encontros de formação acontecerão na Regional Pastoral 2, na Arpas, em João Monlevade, no dia 25 de fevereiro, e no dia 11 de março na Região Pastoral 1, na Igreja São João Batista, em Itabira.