Com o intuito de modernizar a gestão e promover a integração administrativa e pastoral de suas paróquias, a Diocese de Itabira-Fabriciano realizou, entre os dias 05 e 07 de maio, uma jornada intensiva de formação sobre o Sistema Eclesial Theòs. A capacitação, ministrada pelos técnicos Alexandre e Alan, representantes da Theòs, foi desenhada para capacitar todo o corpo administrativo diocesano, percorrendo polos estratégicos para garantir a participação de todos.
Para otimizar o acesso ao conhecimento, a formação foi estruturada de forma itinerante:
A finalidade principal da instrução foi orientar quanto à utilização plena das ferramentas disponíveis no sistema. O treinamento abordou desde os módulos pastorais — essenciais para o registro de sacramentos e atendimento aos fiéis — até os módulos financeiros, fundamentais para a transparência e organização contábil das paróquias e do Bispado.
A formação não se limitou ao uso básico do software, mas mergulhou nas ferramentas avançadas que garantem a eficiência e a transparência da Igreja:
Todo o cronograma foi organizado e acompanhado integralmente pelo Chanceler do Bispado, Pe. Ueliton Neves da Silva. Sua presença constante reforçou a importância da padronização de processos: quando todas as paróquias utilizam o sistema da mesma forma, a comunicação com a Cúria torna-se mais fluida e segura.
No segundo dia de atividades (Região 3), os participantes contaram com a visita do Administrador Diocesano, Pe. Pascifal José do Nascimento. Em sua palavra de incentivo, ele destacou que a tecnologia, quando bem utilizada, é uma poderosa aliada da evangelização, pois desonera os agentes das tarefas burocráticas, permitindo mais tempo para o acolhimento e a missão.
Com essa iniciativa, a Diocese busca capacitar seus colaboradores para que o serviço nas secretarias paroquiais, secretariados de pastoral, Cúria Diocesana e Subcúria seja cada vez mais ágil, seguro e integrado, refletindo o zelo no cuidado com as realidades paroquiais.
Pe. Ueliton Neves da Silva
Chanceler do Bispado