A Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano apresenta oficialmente as novas Diretrizes Diocesanas para o Diaconado Permanente, fruto do trabalho da Comissão Diocesana de Diáconos Permanentes e da Escola Diaconal São João Paulo II.
O documento oferece orientações teológicas, pastorais e organizacionais para fortalecer a missão dos diáconos permanentes na vida da Igreja. Nele, são abordadas temáticas como a identidade e missão do diácono, a tríplice dimensão do seu ministério (Palavra, Liturgia e Caridade), além de diretrizes para formação e atuação pastoral.
Em sua apresentação, Dom Marco Aurélio Gubiotti, nosso bispo diocesano, destaca que o Diaconado Permanente é um dom precioso para a Igreja, representando não apenas um importante serviço pastoral, mas também a plena vivência do Sacramento da Ordem em seus três graus.
O documento reafirma o compromisso da Diocese com uma Igreja em saída, missionária, a serviço da vida e da evangelização, especialmente junto aos mais pobres e necessitados.
As novas diretrizes estão disponíveis para todos os agentes de pastoral e comunidades, contribuindo para que os diáconos atuem sempre em comunhão com o Bispo, o Presbitério e todo o Povo de Deus.