18 de abril de 2024

Diocese de Itabira se despede do Pe. José Cláudio Dias

10/05/2023 . Notícias da Diocese

A Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano se despediu do Pe. José Cláudio na última terça-feira, dia 09 de maio. Pe. José Cláudio faleceu na manhã da última segunda-feira, 08 de maio, aos 79 anos de idade, no Hospital Nossa Senhora das Dores, em Itabira, onde estava hospitalizado.

Nascido no dia 04 de abril de 1944, no município de Iúna, no estado do Espírito Santo, Pe. José Cláudio foi ordenado diácono no dia 13 de fevereiro de 1975 e sacerdote no dia 19 de abril do mesmo ano. Ambas as ordenações aconteceram no município de Santa Maria de Itabira, Minas Gerais.

Pe. José Cláudio foi velado durante a tarde e noite do dia 08 de maio na Igreja São José Operário, comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Itabira, onde trabalhou por muitos anos. Às 19h do mesmo dia Dom Júlio César Gomes Moreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Igreja Particular onde o Pe. José Cláudio foi incardinado ao sair da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, presidiu a santa missa exequial, que foi concelebrada pelo nosso bispo diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti, por alguns na assistência de alguns diáconos permanentes.

Na manhã de terça-feira, 09 de maio, o féretro seguiu para o município de Santa Maria de Itabira, onde foi ordenado diácono e padre e onde também exerceu seu ministério sacerdotal. Pe. Ueliton Neves da Silva, coordenador de pastoral da região pastoral 1, a pedido do bispo diocesano, presidiu a última missa exequial, às 07h, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, que contou com a concelebração de alguns padres e assistência dos diáconos permanentes. Em sua homilia, Pe. Ueliton disse: “Padre José Cláudio decidiu aproveitar bem o tempo entregando sua vida no ministério sacerdotal, dizendo seu sim! Trabalhou incansavelmente assumindo diversos ofícios e atuando em diversas paróquias de nossa Diocese: Paróquia nossa Senhora do Rosário, no município de Santa Maria, 1975 a 1982; Paróquias São José, no município de Passabém e São Sebastião, em São Sebastião do Rio Preto; Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em tabira, de 1982 a 1984; Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Itabira, 1984; Paróquia Nossa Senhora das Oliveiras, em Itambé do Mato Dentro. E nós somos gratos por isso, a nossa Igreja de Itabira-Coronel Fabriciano lhe agradece muito pelos anos de dedicação a nosso povo. Após vivenciar seu ministério na Arquidiocese de Belo Horizonte e ter trabalhado em várias paróquias, quis regressar para Itabira, pois sempre nutriu um carinho enorme pela nossa Diocese. Disse que estava vindo porque gostaria de morrer aqui”, concluiu dizendo que Pe. José Cláudio não morreu, mas entrou na vida, ele que já o era de Deus, agora o é plenamente, todo inteiro. E falou da serenidade de Pe. Cláudio e do momento em que o ungiu na UTI do Hospital Nossa Senhora das Dores, em Itabira e na oportunidade, pedindo-lhe a bênção, Pe. José Cláudio o abençoou. Pe. Ueliton agradeceu os “cireneus” que ajudaram o Pe. Cláudio em seu calvário: sua família, Chicão e Elaine e Fátima e família.

Após a santa missa, o féretro seguiu para o cemitério local onde, após a bênção da sepultura, seu corpo foi depositado.

Que este servo do Senhor descanse em paz.
Texto e fotos: Pascom da Região Pastoral 1