“Caminhar numa vida nova.” (Rm 6,4)
Nos dias 8 e 9 de março de 2024 acontecerá a 11ª edição das “24 Horas para o Senhor”. O evento, idealizado pelo Papa Francisco e promovido pelo Dicastério para a Evangelização, no Vaticano, tem por objetivo incentivar os fiéis a praticar a penitência e a oração durante 24 horas. Nesse período, algumas igrejas ficarão com as portas abertas para acolherem as pessoas que desejam confessar, rezar, meditar ou apenas viver um momento de paz e silêncio para refletir sobre sua relação com Deus.
“Caminhar numa vida nova” (Rm 6,4) é o lema escolhido pelo Papa Francisco para a celebração das 24 Horas para o Senhor deste ano. Nestas palavras do Apóstolo sente-se ressoar aquilo que o Santo Padre afirmou na sua Carta Apostólica Misericordia et misera: A misericórdia renova e redime, porque é o encontro de dois corações: o de Deus que vem ao encontro do coração do homem. Este inflama-se e o primeiro cura-o: o coração de pedra fica transformado em coração de carne (cf. Ez 36, 26), capaz de amar, não obstante o seu pecado. Nisto se nota que somos verdadeiramente uma “nova criação” (Gl 6, 15): sou amado, logo existo; estou perdoado, por conseguinte renasço para uma vida nova; fui “misericordiado” e, consequentemente, feito instrumento da misericórdia (n° 16).
O perdão é o sinal do amor, o seu cume, porque cada um de nós sabe que precisa de ser perdoado e de se tornar, por sua vez, um instrumento de perdão para os outros. Quando se ama, age-se de modo a que a pessoa amada possa retomar uma vida de comunhão, de relação plena e perfeita. As 24 Horas para o Senhor testemunham precisamente isto.
O objetivo do evento é voltar a colocar no centro da vida pastoral da Igreja, portanto das nossas comunidades, das nossas paróquias, de todas as realidades eclesiais, o sacramento da reconciliação. Este é o centro da mensagem evangélica: a Misericórdia de Deus, que nos dá a certeza de que diante do Senhor ninguém encontrará um juiz, mas sim um pai que o acolhe, o consola e lhe indica também o caminho para a renovação. Portanto, como afirmou o Papa Francisco, “a misericórdia suscita alegria, porque o coração se abre à esperança duma vida nova”. (Misericordia et misera, nº 3).
Na diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, o momento será realizado nas três regiões pastorais com vigílias, confissões, Missas e adorações ao Santíssimo.
As 24 Horas para o Senhor ocorrem na véspera do 4º Domingo da Quaresma, também chamado Laetare (Alegra-te). Se a Quaresma é um período de penitência, onde a prática da oração, jejum e caridade são mais intensas, o domingo Laetare, segundo a Liturgia do dia, é de alegria e luz, porque se aproxima a Páscoa. Neste dia a cor roxa, que convida à reclusão e ao silêncio, dá uma pausa e as igrejas ficam enfeitadas com a rósea, jubilante e feliz.
As pessoas que desejam participar das atividades alusivas às 24 Horas com o Senhor em suas comunidades podem se informar através das redes sociais ou nas secretarias das paróquias.
Pe. Ueliton Neves da Silva
Assessor Diocesano de Comunicação