Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

22 de dezembro de 2024

Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano realiza formação sobre a CF 25

09/12/2024 . Notícias da Diocese

Lideranças das Pastorais, movimentos e Serviços e alguns representantes das paróquias da Diocese de Itabira Coronel Fabriciano estiveram em formação aprofundando o tema da CF 2025, na ARPAS, João Monlevade.

O tema da CF 2025, “Fraternidade e Ecologia Integral”, e o lema, extraído do livro de Gênesis, “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), orientaram as atividades da manhã e tarde conduzidas pelo assessor Diocesano do Meio Ambiente Pe. Marco José de Almeida e Lucimere Leão, Coordenadora Diocesana das Pastorais Sociais e ambos integrantes da Comissão de Meio Ambiente da Província Eclesiástica de Mariana. A Ecologia é, sem dúvidas, a questão mais tratada ao longo dos 61 anos da CF. Foram 8 as Campanhas que de alguma forma trataram esta temática.  A escolha do tema para 2025 acontece diante da urgência de conversão integral de todos nós, ou mudamos, convertemo-nos, ou provocaremos com nossas ações individuais e coletivas o colapso do planeta. Sendo, pois, o Objetivo geral da CF 25 “Promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo os gritos dos pobres da Terra.

O encontro teve início com um momento orante, marcado pelo cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, que celebra seus 800 anos. Inspirado pelo louvor e gratidão à criação, o hino foi um convite à reflexão sobre a responsabilidade cristã em cuidar da Casa Comum. A proposta da campanha se alinha aos 10 anos da encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, e à exortação apostólica Laudato Deum, ambas reforçando o chamado ao cuidado integral com o meio ambiente e com os mais pobres. Momento de escuta e elaboração de propostas a serem assumidas diocesanamente por todos.

Além de preparar os agentes de pastoral, a formação fortaleceu nos participantes uma maior consciência ecológica e compromisso cristão com a casa comum. Utilizando o método ver/ouvir, iluminar/discernir, agir/propor com olhar para os desafios de nossa região de ferro e aço com forte presença da mineração predatória, cada região pastoral assumiu além das propostas do agir do texto base que se integram as realidades diárias e necessidade de conversão integral de todos os compromissos específicos. A abertura da CF 25 será dia 9 de março e será diocesana no Parque Estadual do Rio Doce, e para tal uma comissão foi formada.

Reforçamos também que a Campanha da Fraternidade, que se inicia na Quarta-feira de Cinzas, nesse ano no dia 5 de março de 2025, e se estende durante a Quaresma, tem como um de seus gestos concretos a Coleta da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos, 13 de abril de 2025. Este gesto reafirma o compromisso de toda a Igreja com a evangelização e a sustentabilidade das ações pastorais… Como proposta Diocesana firmou-se o Compromisso de reativar a Comissão Diocesana do Meio Ambiente, a realização de uma audiência pública nos 3 regionais Audiências públicas e debates sobre a grave crise climática e as falsas soluções propostas, a urgência de alteração profunda nos modos de vida e o reconhecimento da natureza como sujeito de direitos.

Outro clamor é de que haja a garantia de que todas as Paróquias assumam e façam acontecer a Campanha da Fraternidade …Que o Amor e a Misericórdia de Deus nos inspirem a sermos guardiões fiéis da criação, restaurando a convivência e o equilíbrio da Casa Comum.

A Campanha só termina quando seus objetivos são atingidos.

Ainda há tempo, mas o tempo é agora! É preciso urgente conversão ecológica: passar da lógica extrativista, que contempla a Terra como um reservatório sem fim de recursos, donde podemos retirar tudo aquilo que quisermos, como quisermos e quanto quisermos, para uma lógica do cuidado”. Que haja, um novo Pentecostes e suscite em todos nós, o mesmo ardor missionário dos primeiros apóstolos e discípulos de Jesus!

Texto- Ana Maria de Sena – Secretariado Regional 2/ Caritas Diocesana/Comissão de Meio Ambiente da Província Eclesiástica de Mariana.

Fotos- Luiz Wagner – Pascom