28 de abril de 2024

Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano realiza a Admissão às Ordens Sacras de 17 candidatos ao Diaconato Permanente

23/02/2022 . Notícias da Diocese

No dia 12 de fevereiro, em Missa Solene presidida pelo bispo diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, foram admitidos às ordens sacras 17 candidatos ao Diaconato Permanente, na Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano. A Missa foi celebrada na Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em João Monlevade (MG). Participaram padres da diocese, diáconos, uma porção do povo de Deus, além de amigos e familiares dos candidatos. Em virtude da pandemia causada pelo Covid-19 não foi possível a maior participação da comunidade, especialmente em função do novo protocolo de higiene e proteção.

A Admissão às Ordens Sacras é a primeira resposta pública, o primeiro “sim” à Igreja, na preparação para a obtenção do primeiro grau da ordem, o Diaconato. Posteriormente serão concedidos aos candidatos os Ministérios do Leitorado e do Acolitato, finalizando a preparação para a ordenação.

Em sua homília, Dom Marco Aurélio destacou a importância de se colocar a serviço. Segundo ele, Jesus anunciava o amor de Deus pela palavra, pelo carinho com os mais necessitados e pelo seu testemunho, de forma que ele ensinou seus discípulos a rezar. Ressaltou que precisamos sempre pedir a Deus que envie operários para a messe, pois não são suficientes para a colheita. Destacou que a diocese já ordenou 29 diáconos permanentes e agora tem a alegria de receber mais 17 irmãos que se comprometem a se dedicar ao aprofundamento dos estudos para chegarem à ordenação.

Segundo Dom Marco, a celebração da Admissão às Ordens Sacras é singela, mas possui uma grande importância, pois é o momento em que os candidatos testemunham diante da assembleia sua disposição em servir a Igreja como consagrado, para exercer a diaconia do Cristo por onde andarem. Ao serem admitidos, a Igreja os acolhe como sinal de que reconhece que eles estão fazendo um caminho positivo, sendo necessário perseverar, crescer cada vez mais na vida de fé, se comprometerem no aprofundamento das disciplinas que são lecionadas na escola diaconal e atuarem de forma mais qualificada em suas comunidades, preparando-se para a ordenação diaconal.

Rendamos graças a Deus pela disposição e pelo sim destes candidatos em sua caminhada rumo a ordenação, para que possam sempre servir a Igreja com amor em suas várias instâncias, sendo um pregador do Evangelho no ambiente em que estiverem inseridos.

Texto: Bruno Malaquias
Candidato ao Diaconato Permanente