27 de abril de 2024

Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano celebra aniversário de 57 anos

14/06/2022 . Notícias da Diocese

No último domingo, 12 de junho, unidos à alegria da Solenidade da Santíssima Trindade, celebramos a Festa da Diocese, ocasião em que se comemorou os 57 anos da sua ereção canônica.

Com o início às 8h, o evento que aconteceu no Parque de Exposição Virgilio José Gazire (MG), contou com apresentações, show do Frei Zeca e com a Santa Missa, que foi transmitida pelo Facebook e Youtube de nossa Diocese, momentos estes que foram marcados pela fraternidade entre todos.

Presidida por nosso Bispo Diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti e concelebrada por grande parte dos sacerdotes de nosso clero, a Santa Missa coroou as festividades deste dia. Em sua homilia, após saudar os irmãos presbíteros, diáconos, seminaristas, religiosos, autoridades civis e todos os irmãos das 600 comunidades da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, Dom Marco Aurélio expressou sua emoção, pois esta comemoração marca também momentos importantes de sua vida pessoal, visto que no sábado, completou-se 9 anos de sua chegada em nossa Diocese e, no presente dia, comemorou-se também o aniversário de sua posse.

Na oportunidade, o Bispo destacou que é extremamente positivo nós celebrarmos a Festa da Unidade no Dia da Diocese e no Dia da Santíssima Trindade, e acerca da unidade, Dom Marco frisou que ela não se constrói com teorias e doutrinas:

Unidade se faz com opção. Unidade se constrói com testemunho. Unidade se constrói com o compromisso de uma caminhada realmente fraterna. Daí, nós construímos comunhão. Daí, nós vivenciamos unidade na fé.

Ao final da celebração, o Vigário Episcopal da Região Pastoral I de nossa Diocese, Pe. Ueliton Neves da Silva, conduziu o sorteio da Ação entre Amigos para a construção da Casa dos Padres e agradeceu a todos que participaram desta iniciativa. Agradeceu também a todos os patrocinadores e colaboradores que contribuíram para que fosse possível esta bonita Festa.

Em seguida, Pe. Ueliton, enquanto coordenador da Região Pastoral 1, recebeu a imagem de Nossa Aparecida, Padroeira de nossa Diocese, das mãos da Edna, secretaria da Região Pastoral 3. A partir desta data, até à próxima Festa da Diocese, a imagem peregrinará na Região Pastoral 1.

Santa Missa de Encerramento

Transmissão e Fotos: Pascom (Pastoral da Comunicação)
Ademir Lourenço e Rayane Dionísio
Decom (Departamento de Comunicação)