05 de maio de 2024

Missa da Unidade na quinta-feira santa é celebrada na Catedral Diocesana

06/04/2023 . Notícias da Diocese

Na manhã da Quinta-feira Santa, de abril de 2023, na Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário, em Itabira, o presbitério da nossa Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano se reuniu em torno do seu pastor diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, para a celebração da missa da Unidade e benção dos óleos dos Catecúmenos, dos Enfermos e do Crisma.

A missa da unidade expressa a comunhão diocesana em torno do Mistério Pascal de Cristo e realiza também o sinal da unidade do dispo diocesano com toda a Igreja particular que está sob seu pastoreio, tendo em vista que os óleos abençoados serão utilizados nos sacramentos do Batismo, da Unção dos Enfermos, da Confirmação e da Ordem.

O Óleo dos Catecúmenos é destinado aos que serão batizados, o primeiro sacramento da iniciação cristã, a porta da fé. O óleo dos Enfermos é utilizado para os enfermos e necessitados de saúde, trazendo conforto e força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos. O óleo do Santo Crisma é usado para os Sacramentos da Crisma e da Ordem, bem como na unção do batismo, que se unge a fronte; na Confirmação (Crisma) se dá a unção na fronte; na ordenação episcopal, sobre a cabeça do novo bispo; na ordenação sacerdotal, na palma das mãos do neo-presbítero.

Tendo a presença dos presbíteros da diocese, na estação da mesma missa, estes renovaram os compromissos sacerdotais assumidos na ordenação presbiteral. O coração dos presbíteros se encheu de gratidão a Deus que os escolheu, os chamou, os ungiu e os enviou. Dom Marco Aurélio, num gesto de agradecimento e acolhida, saudou cada presbítero com um fraterno abraço.

Além dos clérigos reunidos em torno do seu pastor diocesano, cada paróquia se fez representada por leigos e leigas que receberam os vasos dos santos óleos e os levaram para apresentar na missa vespertina da Ceia do Senhor.

Neste dia, toda a Igreja foi chamada a rezar por seus sacerdotes para que sejam robustecidos da graça do Espírito e possam realizar, em seu ministério, aquilo que é a imagem do Cristo na Terra. Além disso, é uma oportunidade ímpar para rezar pelas vocações.

Pe. Ueliton Neves da Silva
Assessor Diocesano de Comunicação