10 de maio de 2024

Diocese celebra a Missa da Unidade em Coronel Fabriciano

20/05/2021 . Notícias da Diocese

Nesta quinta-feira, 20 de maio,  foi realizada às 9 horas na Co-Catedral de São Sebastião em Coronel Fabriciano (MG), a Missa da Unidade, a solene liturgia onde além de serem abençoados os santos óleos, que serão usados nos sacramentos em nossas comunidades, é também uma oportunidade especial para louvarmos a Deus pelo dom do sacerdócio.

Celebrada tradicionalmente na manhã da Quinta-feira Santa, a também conhecida como Missa do Crisma, pelo segundo ano consecutivo, devido a pandemia, foi realizada em outra data, e novamente, em estrita observância das orientações preventivas repassadas pelas autoridades.

Por este motivo, também este ano não se contou com a comitiva dos leigos da nossa Diocese, mas estes não deixaram de participar. Muitos acompanharam a transmissão ao vivo pela Rádio Educadora e pelo canal do Youtube da Diocese e inclusive manifestaram sua fé nos comentários, o que comprovou o que nosso Bispo Diocesano afirmou no início da celebração, que apesar da situação em que ela está sendo realizada, “nossa alegria não fica diminuída”.

Presidida por Dom Marco Aurélio Gubiotti, e concelebrada pelo Bispo emérito Dom Odilon Guimarães e pelo clero diocesano e religioso, que diante do Bispo, renovaram as promessas sacerdotais pronunciadas na Ordenação Sacerdotal, que unidos ao povo expressaram a comunhão diocesana em torno do Mistério Pascal de Cristo. A celebração contou também com a presença dos Diáconos Permanentes e com alguns representantes das três regiões pastorais de nossa Diocese.

Em sua homilia, diante de uma semana bem significativa que vivemos de preparação para a Solenidade de Pentecostes, também em oração pela unidade dos cristãos, e diante do Evangelho (Jo 17,20-26), Dom Marco Aurélio observou que Jesus ao dizer que “o Espírito Santo do Senhor está sobre mim”, se reconhece como aquele sobre o qual o Espírito de Deus vem não de forma passageira, mas n’Ele permanece, O consagra e O unge para a missão.

O bispo notou que esta palavra indica para nós a dimensão pneumatológica do Ministério Sacerdotal, onde através do Sacramento da Ordem, e dirigindo-se ao sacerdotes pondera que “o Espírito os unge e os consagra, e assim eles se identificam como consagrados pelo Senhor, “mas esta unção é para uma missão”, salientou o Bispo. E tal missão se dá no serviço de evangelização e na comunhão.
Por fim, Dom Marco Aurélio expressou seu desejo:

Que o Senhor nos auxilie a viver esse espírito de comunhão no caminhar junto com nossos irmãos, e que o povo de Deus de nossa Diocese suplique a luz do Espírito Santo para que possa nos auxiliar a fazermos sempre o discernimento e termos a força da graça de Deus para cumprirmos a vontade do Senhor.

Veja a transmissão da Missa da Unidade abaixo:

Texto: Agência Parábola
Transmissão: Rayane Dionísio (Pascom)
Fotos: Alvismar Gonçalves (Pascom)