26 de julho de 2024

Diácono Lucas Henrique Araújo é ordenado Presbítero

28/05/2024 . Notícias da Diocese

“Zelus domus quae comedit me”.

Na manhã de sábado do dia 25 de maio de 2024, na Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio, no município de Itabira, foi ordenado presbítero para a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano o Diácono Lucas Henrique Araújo.

Presidida por Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo diocesano, a Solene Eucaristia contou com a presença do clero diocesano e religioso, familiares e amigos e de muitos fiéis da paróquia local e das paróquias de onde o Diácono Lucas Araújo vivenciou seu estágio pastoral.

Antes da homilia, o candidato foi apresentado ao bispo diocesano pelo reitor do seminário São José, Pe. Márcio Soares, que com alegria, em nome da comunidade reunida, o acolheu para a ordem do presbiterado. Após a homilia, teve início o rito de ordenação com o propósito do eleito, a ladainha de todos os santos, a imposição das mãos, primeiramente pelo bispo diocesano seguida dos presbíteros presentes. Após a oração consecratória, o neo-presbítero foi revestido da estola sacerdotal e da casula, teve suas mãos ungidas e atadas pelo bispo e desatadas pelos seus pais. Tirada a faixa que envolvia suas mãos, o neo-presbítero abençoou seus pais e, após ter recebido as oferendas do pão e do vinho das mãos de Dom Marco Aurélio, foi acolhido pelo bispo diocesano e pelos presbíteros com o ósculo nas mãos ungidas e o abraço fraterno.

Ao final da missa, Pe. Lucas agradeceu a Deus por tê-lo chamado para o serviço ministerial, ao bispo diocesano pela acolhida no presbitério da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, seus formadores, as paróquias por onde passou, aos seus pais e demais familiares, aos padres e diáconos, amigos e a todos que o ajudaram em sua caminhada vocacional e colaboraram para a realização da sua ordenação.

O novo presbítero exercerá seu ministério sacerdotal na Paróquia Santo Antônio, no município de Coronel Fabriciano, no ofício de vigário paroquial, onde já vinha exercendo seu ministério diaconal. Presidiu sua primeira missa na Igreja São José, comunidade da Paróquia Santo Antônio, em Itabira, no domingo, dia 26 de maio às 08h30.

Que Deus abençoe a vida e o ministério sacerdotal do neo-presbítero.

Pe. Ueliton Neves da Silva
Assessor Diocesano de Comunicação