27 de abril de 2024

Dia Nacional da Juventude é realizado em São Domingos do Prata

19/10/2020 . Notícias da Diocese

No último domingo, 18 de outubro, na Igreja Matriz de São Domingos de Gusmão em São Domingos do Prata (MG), no 29º Domingo do Tempo Comum, Dia Mundial das Missões, celebramos na alegria da fé, o DNJ (Dia Nacional da Juventude) em nossa Diocese. Este ano num contexto diferente, devido a pandemia, tivemos representantes de vários seguimentos das juventudes de nossa diocese, representando as três Regiões Pastorais. A cada ano, o DNJ propõe a discussão e reflexão sobre algo relacionado à vida da juventude, sempre com temas e lemas que dão sequência às reflexões iniciadas com a Campanha da Fraternidade, e que norteiam as atividades permanentes da Comissão para a Juventude da CNBB. Este ano o tema foi Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso e o lema “Ouviu e juntos com eles caminhou” (Lc 24 – 15,17).

O evento teve início as 10 horas com uma roda de Conversa destacando o tema do DNJ e o novo plano de evangelização e pastoral de nossa diocese, contando com a presença do bispo diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, Irmã Silvia Batista, SCJ, como mediadora, Estaylon da Pastoral da Juventude, Paola do Ministério Jovem de Santa Maria de Itabira e Franciele do Ministério Jovem de São Domingos do Prata.

Após a roda de conversa, houve Missa presidida pelo bispo diocesano e concelebrada pelo Pe. Elson Vidal dos Reis (Pároco da Paróquia São Domingos de Gusmão – São Domingos do Prata), Pe. Ludugerio Rodrigues de Almeida (Vigário da Paróquia São Domingos de Gusmão – São Domingos do Prata), Pe. Marco José Almeida (Vigário Episcopal da Região Pastoral II e Pároco da Paróquia N. Sra. da Conceição – João Monlevade), Pe. Carlos Jorge Teixeira (Vigário da Paróquia São Gonçalo – São Gonçalo do Rio Abaixo), Pe. Júlio Martin Abad Seminário (Assessor das Juventudes da Região Pastoral II e Pároco da Paróquia São Sebastião – Dionísio); Pe. Hideraldo Verissimo Vieira (Assessor Diocesano das Juventudes e Paróco da Paróquia São Geraldo – Ipatinga). A Missa contou também com a presença do Diácono Márcio Rodrigo Mota, que cuidou da transmissão via Facebook e Youtube da Diocese e dos seminaristas Júlio César, Willian e Fernando. A Animação ficou com o Ministério de Música “Dignos de Louvor”. O evento foi transmitido também pela Rádio Pontal – Itabira; Rádio Alpha – Nova Era; Rádio Valle FM – São Domingos do Prata; Comunicadora FM – João Monlevade; Rádio Educadora – Cel. Fabriciano; Rádio Sagrado Coração – Ipatinga e Rádio Liberdade Fm – Ipatinga.

Ao final da celebração houve o envio das juventudes, representada pelos seguimentos presentes, onde cada um recebeu o novo Plano de Evangelização e Pastoral pelas mãos de Dom Marco Aurélio Gubiotti e pelo Pe. Marco José Almeida, com o compromisso de fazer pequenos grupos de estudo do mesmo, para conhecimento e implementação, tendo em vista que as Juventudes e Pastorais Sociais/Meio Ambiente são as prioridades pastorais assumidas pela 20ª Assembleia Diocesana de Pastoral.

Na oportunidade foi lida também uma carta do coordenador diocesano de pastoral, Pe. Hideraldo Verissimo Vieira, em agradecimento ao trabalho desenvolvido como assessor diocesano das Juventudes e apresentada a Irmã Silvia, que junto do movimento, formará uma comissão para assumir os desafios da missão.

Parabéns a Paróquia São Domingos de Gusmão pelo zelo e organização do evento.

“Precisamos de vós jovens, pedras vivas de uma Igreja com o rosto jovem, mas não maquiado, como disse: não rejuvenescido artificialmente, mas reavivado a partir de dentro.” Sim, com Deus – e ‘Deus é Jovem’ – queremos caminhar como Igreja, com rosto jovem’, levando a Alegria do Evangelho e a alegria do amor, para que os jovens tenham vida e vida em abundância. Papa Francisco

Texto e Fotos: Ana Maria Sena