Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

17 de outubro de 2025

Dia dos Professores é celebrado com Santa Missa em Itabira

17/10/2025 . Notícias da Diocese

Santa Teresa d’Ávila, rogai por nós!

“Você me convidou para essa missa para me fazer chorar?”
A pergunta, feita por uma das professoras presentes, resume a missa presidida pelo Pe. Júlio César Santos, assessor diocesano da Pastoral da Educação, na Igreja Santa Teresa, em Itabira, no último dia 15, Dia dos Professores e dia em que se celebra a memória de Santa Teresa, doutora da Igreja e padroeira dessa classe trabalhadora tão importante em nossa sociedade.

A missa, marcada pela emoção, contou com a participação de professores de diversas escolas da cidade. Iniciando os festejos da padroeira, recebeu uma relíquia de Santa Teresa, em procissão formada pelos profissionais da educação presentes. Posteriormente, foi feito um breve resumo sobre a vida daquela que deixou vários registros teologais. Depois, a missa seguiu a liturgia diária.

Na homilia, uma das partes responsáveis por maior expressão emocional da professora citada e certamente de todos os presentes, incluindo o padre, este, além de fazer uma reflexão acerca da Palavra e de sua relação com a vivência atual, falou sobre sua experiência pessoal com a educação, como ela transformou a vida dele e sempre irá transformar a de outras pessoas e de como reconhece a importância do trabalho dos professores para que a mudança ocorra, tanto dos indivíduos como da sociedade.

Depois de toda a emoção proporcionada pelo momento (vale ressaltar que a assembleia até se esqueceu de que não se aplaude homilia e acabou fazendo isso naturalmente), a missa prosseguiu com sua programação normal, até o momento em que foi lida uma homenagem aos professores, lembrando o quanto a missão de ensinar está difícil nos dias atuais, mas ao mesmo tempo, lembrando a importância da esperança, da fé e de não desistir do caminho a seguir, lembrando a fala de Santa Teresa – “Nada te perturbe, nada te amedronte. Tudo passa. A paciência tudo alcança. A quem tem Deus nada falta. Só Deus basta” – e a fala de Cristo: “Vocês são o sal da terra e a luz do mundo.”

Após a homenagem, que também foi aplaudida e deixou os professores, mais uma vez, emocionados, estes foram chamados à frente, junto à relíquia da Santa, para receberem uma bênção especial de padre Júlio. Desnecessário falar que foi mais um momento de grande emoção coletiva.

Essa foi mais uma iniciativa da Pastoral da Educação que, tendo iniciado seus trabalhos há pouco tempo em nossa diocese, tem procurado valorizar os professores porque acredita no potencial transformador da Educação. Não é sem razão que Jesus Cristo era chamado de mestre.

Para saber um pouco mais sobre o trabalho da Pastoral, as pessoas podem acompanhar a sua página no Instagram: https://www.instagram.com/p/DP1uGJyEb1r/
Santa Teresa d’Ávila, rogai por nós!

Texto: Maria Ruth de Castro A. Barbosa
Fotografias: Emerson Rocha – YES!Fotografia / Ágape.